Assistência ao parto em maternidade do Tocantins: análise centrada na realização da manobra de kristeller

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7525

Palavras-chave:

Assistência ao Parto, Parto Humanizado, Trabalho de Parto, Puerpério, Obstetrícia.

Resumo

A manobra de Kristeller é uma manobra obstétrica, na qual é aplicada uma força externa na parte superior do útero com intuito de facilitar a saída do bebê. Atualmente é uma técnica proibida pelo Ministério da Saúde, visto já ter sido identificado que sua realização não reduz o tempo do trabalho de parto. O objetivo deste estudo é identificar se a manobra de kristeller é realizada em uma maternidade do Tocantins, e caso seja, caracterizar o perfil das pacientes submetidas a esse procedimento, bem como as consequências trazidas por ele. Para isso, foi aplicado um questionário a 70 puérperas de parto normal, no qual haviam diversas perguntas, escritas de maneira compreensível, sobre a assistência ao parto ofertada. O estudo demonstrou uma incidência de realização da manobra em 24% pacientes.  A maior frequência da manobra foi identificada em mulheres com idade igual ou inferior a 21 anos, autodeclaradas pardas, primíparas e com ensino médio completo. Além disso, mais da metade das mulheres submetidas à manobra tiveram laceração perineal ou episiotomia durante o parto, e apesar da realização da manobra, todas disseram não ter sofrido nenhum tipo de violência física ou moral. Este estudo é original e um dos poucos sobre assistência ao parto no estado mais novo do Brasil. É importante que as maternidades reforcem aos profissionais que trabalham com a assistência ao parto sobre a proibição da manobra em seus serviços, para garantir à mãe o direito de parir de forma segura e íntegra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Scolari Gosch, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC-PORTO

Graduada em Ciências Biológicas, modalidade médica, pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002); Mestrado em Medicina Tropical, área de concentração em Imunologia e Microbiologia, (UFG, 2003); Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás, área de concentração Parasitologia Humana (UFG, 2017). Atualmente é professora titular do curso de medicina, odontologia e enfermagem na Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC/ITPAC Porto Nacional).

Ingla Bitarães Pereira, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC-PORTO

Discente do curso de Medicina no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC-PORTO

Leonardo Sousa Mundoco, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC-PORTO

Discente do curso de Medicina no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC-PORTO

Referências

BRASIL. Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal: relatório. Brasília. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, CONITEC; 2016.

FEBRASGO. Recomendações Febrasgo parte II - Cuidados Gerais na Assistência ao Parto (assistência ao nascimento baseado em evidências e no respeito), São Paulo, dez. 2018. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/717-recomendacoes-febrasgo-parte-iicuidados-gerais-na-assistencia-ao-parto-assistencia-ao-nascimento-baseado-emevidencias-e-no-respeito. Acesso em: 21 abr. 2018.

LEAL, M.D.C., et al. Intervenções obstétricas durante o trabalho de parto e parto em mulheres brasileiras de risco habitual. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 17-32, 2014.

LEAL, M.D.C., et al. Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento. Reprod Health, 2012; 9:15.

REZENDE, J.F.; MONTENEGRO, C.A.B. Obstetrícia Fundamental. 14ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

SARTORE, A., et al. The effects of uterine fundal pressure (Kristeller maneuver) on pelvic floor function after vaginal delivery. Arch Gynecol Obstet. edição 1, v. 286, p. 1135-1139. 2012.

WHO. Recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Gosch, C. S., Pereira, I. B., & Mundoco, L. S. (2020). Assistência ao parto em maternidade do Tocantins: análise centrada na realização da manobra de kristeller. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(2), 18–22. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7525

Edição

Seção

Artigos