IMPACTO DO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO CONHECIMENTO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7889

Palavras-chave:

Educação médica. Estudante de medicina. Competência clínica

Resumo

Tradicionalmente, é na disciplina de Semiologia Médica que o contato médico-paciente se materializa. Nela, há o aprendizado de técnicas de anamnese e exame físico e sinais e sintomas de algumas doenças. Uma grande dificuldade enfrentada pelo estudante durante o aprendizado da Semiologia Médica reside em construir uma boa comunicação com o paciente. Nesse contexto, é necessário acolher esses sentimentos e fortalecer as habilidades que já foram construídas para que estas facili­tem a construção de outras. O objetivo desse projeto foi avaliar o grau de conhecimento de semiologia médica dos estudantes de medicina após a participação do curso de habilidades clínicas. Realizou-se um questionário para 56 acadêmicos que participaram do curso de Habilidades Clínicas entre 2014 e 2018. De acordo com a natureza das variáveis, foi aplicada análise estatística descritiva sendo informados os valores percentuais dos dados analisados. Em relação a motivação dos alunos entrevistados para a realização do curso, a maioria (79%) informaram que devido a obtenção de conhecimento/aprendizado em semiologia médica; muitos (73%) informaram que não se encontravam preparados e por fim, a grande maioria (98%) dos entrevistados, relataram que após a realização do curso melhoraram sua abordagem clínica. Tiramos como conclusão que a maioria dos estudantes sabem da devida importância da semiologia na sua formação médica, porém durante a formação encontram alguns obstáculos nessa disciplina. Nesse intuito, de melhorar a formação do aluno de medicina o Comitê de Habilidades Clínicas (CHC) foi criado, tendo em vista, a importância da disciplina na carreira médica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Barros de Aviz, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluna do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Glenda Figueira Guimarães, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluna do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Leonardo Mendes Acatauassú Nunes, Centro Universitário do Estado do Pará

Docente do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Gustavo Maradei Tuma Martins, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluno do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Bruna Sayuri Eguchi, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluna do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Antônio Augusto Moreira Cardoso, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluno do quinto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Referências

ADLER, M.S.; GALIAN, D.M.C.. Escola médica e Sistema Único de Saúde (SUS); Criação do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil (UFSCar), sob perspectivas de docentes e discentes. Interface (Botucatu), 2017.

AZEVEDO, M.H. et al. Iniciação ao exame clínico: primeiras vivências do estudante de medicina na interação com o paciente hospitalizado. XI Encontro de Iniciação à Docência. João Pessoa, Brasil. Nov 2008.

BALDUÍNO, P.M. et al. A perspectiva do paciente no roteiro de anamnese: o Olhar do estudante. Rev. Bras. Educ. Med. 2012; 36 (3): 335-342.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/ CES nº3 de 6 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 23 jun. 2014; Seção 1, p.8.

BRITO, L.A. et al. Aspectos psicoemocionais da relação estudante de medicina-paciente na disciplina de semiologia médica. IV Encontro Universitário da UFC no Cariri. Juazeiro do Norte, Brasil. Dez 2012.

CAMURCA, B.T.; SILVA, F.J.C.; OGAWA, M.Y.; LOBO, R.R. Avaliação do conhecimento em semiologia adquirido pelos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará durante o decorrer do modulo semestral de semiologia médica. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza. 2017. v. 2.

CHAVES, I.T.S.; GROSSEMAN, S. O Internato médico e suas perspectivas: estudo de caso com educadores e educandos. Rev Bras Educ Med, 2007; 31(3): 212-222.

COSTA, G.P.O. et al. Enfrentamentos do Estudante na Iniciação da Semiologia Médica. Revista médica de Educação médica.2018.42 (2): 78 – 88.

GOMES, L.B.; SAMPAIO, J.; LINS, T.S. Currículo de medicina na Universidade Federal da Paraíba: Reflexões sobre sua experiência modular integrada com ênfase na atenção básica de Saúde. Saúde em Redes. 2015.

GROSSEMAN, S.; STOLL, C. O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com estudantes do último semestre do curso de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. 2008. 32(3): 301-308.

MIDÃO, C.M.V.; OURO, R.L. O ensino da semiologia nas escolas médicas do estado do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. Med. 2010.

MUÑOZ, R.L.S.; SILVA, I.B.A.; MAROJA, J.L.S. Experiência do Estudante de Semiologia Médica em Aulas Práticas com o Paciente à Beira do Leito. Rev. Bras. Educ. Med. 2011; 35:376-381.

PAMPLONA, T.L. et al. Importância do OSCE como ferramenta de avaliação prática na disciplina de semiologia. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza. 2016. v. 1.

QUINTANA, A.M et al. A angústia na formação do estudante de medicina. Rev Bras Educ Med. 2008; 32 (1): 7-14.

SAYD, J.D.; ANDRADE, M.P.D.R. O aprendizado da semiologia em um currículo tradicional. Rev. Bras. Educ. Med. 2003.

SUCUPIRA, A.C. A importância do ensino da relação médico-paciente e das habilidades de comunicação na formação do profissional de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 11(23), 624-627. 2010.

TRINDADE, L.M.D.; MARIA, M.J. Motivações, expectativas e percepções de um grupo de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe em relação a sua formação acadêmica. Aracaju. Mestrado – Dissertação. Universidade Federal de Sergipe, 2008.

VILAGRA, S.; OLIVEIRA, M. Mudanças pedagógicas no ensino de semiologia por discentes de medicina. Rev. De Saúde, Vassouras, 2011.

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

Aviz, G. B. de, Guimarães, G. F., Acatauassú Nunes, L. M., Tuma Martins, G. M., Eguchi, B. S., & Cardoso, A. A. M. (2020). IMPACTO DO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO CONHECIMENTO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 73–78. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7889

Edição

Seção

Artigos