A terra guarda a raiz, da planta que gera o pão: os desafios de produção nos assentamentos agrários de Canindé-CE

Autores

  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Secretaria Municipal de Educação de Canindé-CE
  • Jardênia Mayara da Silva Nogueira Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim-CE
  • Ana Lúcia Monteiro de Sousa Assessora Técnica do Instituto Flor do Piqui
  • Jose Valdir de Sousa Filho Escola Estadual do Campo - Patativa do Assaré
  • Damião Trigueiro da Costa Secretaria Municipal de Educação de São Bentinho - PB
  • Claudiana Abilio Soares Secretaria Municipal de Educação de São Bentinho -PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.8343

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Agroecologia, Agricultura Familiar, ATER, Extensão Rural

Resumo

Os desafios impostos pela obrigatoriedade de construir estratégias de produção agropecuária que sejam compatibilizadas com os ideais do desenvolvimento sustentável, os órgãos públicos de ATER tiveram que transformar sua prática convencional e introduzir outras mudanças institucionais, para que possam atender às novas exigências da sociedade. O desenvolvimento sustentável supõe o estabelecimento de modos e práticas da agricultura, extrativismo e pesca igualmente sustentáveis, que não podem ser alcançados unicamente por meio da transferência de tecnologias. Este estudo tem como objetivo avaliar o processo de transição agroecológica como princípio de educação ambiental nos assentamentos de reforma agrária no município de Canindé por meio da Lei de ATER, compreender o viés da agroecologia, importância das práticas das suas práticas, bem como a sensibilidade de participar do processo de transição. A pesquisa foi realizada na região território de Canindé, a partir da convivência dos pesquisadores com os assentados em questão, a vivência dos mesmos, deu-se através do acompanhamento da ONG - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido que é responsável pelo serviço de Ater dos mesmos. Desta convivência semanal e mensal foram aplicados 200 questionários em 28 assentamentos de reforma agrária no município de Canindé - CE, cada questionário contendo 12 perguntas sobre temas citados a seguir neste trabalho. Conclui-se que todos os entrevistados estão em processo de educação ambiental constante por meio do processo de transição agroecológica, pois tais práticas de produção agrícola têm estimulado agricultores e agricultoras à ampla discussão sobre a preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Canindé-CE

Mestre em Sistemas Agroindustriais - UFCG, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento do Semiárido - UFC

Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Canindé-CE

Jardênia Mayara da Silva Nogueira, Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim-CE

Mestranda em Sistemas Agroindustriais - UFCG, Especialista em Gestão Pedagógica da Educação Básica - UECE, Licenciada em Pedagogia pela UISEB - COC

Professora Efetiva da Rede Municipal de Educação de Quixeramobim - CE

Ana Lúcia Monteiro de Sousa, Assessora Técnica do Instituto Flor do Piqui

Mestre em Extensão Rural - UFRPE, Especialista em Educação Ambiental - URCA e Bacharel em Agronomia - UFERSA

Jose Valdir de Sousa Filho, Escola Estadual do Campo - Patativa do Assaré

Especialista em Agroecologia e Educação do Campo - UFC, graduado em Ciências Biológicas - UVA.

Damião Trigueiro da Costa, Secretaria Municipal de Educação de São Bentinho - PB

Especialista em AEE - UFC, Graduado em Pedagogia pela FIP

Claudiana Abilio Soares, Secretaria Municipal de Educação de São Bentinho -PB

Especialista em Supervisão Educacional - FIP, Pedagogia - UVA

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: Bases Científicas Para Uma Agricultura Sustentável. Rio de Janeiro. Expressão Popular, 2012. 16 p.

BRASIL. Lei 12.188 de 11 de Janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, altera a Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 12. Jan 2010.

CAPORAL, Francisco Roberto. Costabeber, José Antônio. Agroecologia e Extensão Rural. Contribuição Para a Promoção do Desenvolvimento Rural SUSTENTÁVEL. Brasília, 2002.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental. Princípio e Práticas. 9 Ed. São Paulo: Gaia, 2004.

LAVILLE, Cristian. DIONNE, Jean. A Construção do Saber: Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999, 183 p.

MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Ater. Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, 2008, p. 05.

PIRES, Maria Luiza Lins e Silva. A (re)significação da extensão rural. O cooperativismo em debate. In: LIMA, Jorge R. T. (Org.). Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável. Recife: Bagaço, 2003, 45-70.

SOUSA, Ana Lúcia Monteiro de; LIMA, Irenilda de Souza. A ORGANIZAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES EM ASSENTAMENTOS RURAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A SUSTENTABILIDADE: Estudo de Caso Sobre o Assentamento 10 de abril do Crato – Ceará. Recife, 2015. 47 p.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Nogueira da Silva, R. J., da Silva Nogueira, J. M., de Sousa, A. L. M., Filho, J. V. de S., da Costa, D. T., & Soares, C. A. (2020). A terra guarda a raiz, da planta que gera o pão: os desafios de produção nos assentamentos agrários de Canindé-CE. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 184–190. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.8343

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)