A necessidade de uma nova conscientização ambiental: A educação ambiental como prática

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Dilermando Simões Dantas UFCG
  • Almair de Albuquerque Fernandes UFCG
  • Marcos Antônio Duvirgens Gomes UNINTER

Resumo

Trata-se de um artigo de revisão que tem por objetivo mostrar a necessidade de uma nova conscientização ambiental. E, que esse objetivo pode ser atingido através da educação ambiental como prática. No mundo atual, caracterizado pelo processo de globalização, no qual, praticamente não existe outra preocupação há não ser aquela de natureza econômica, o homem vem explorando de forma excessiva os recursos naturais, colocando em risco a sua própria espécie. Na atualidade, mais do que nunca, é preciso que o homem e a sociedade como um todo, adquira uma conscientização ecológica, firmando no princípio de que é preciso preservar a natureza para que a vida na terra continue existindo. Através da Educação Ambiental (EA) é possível compreender melhor as interrelações entre o homem e o ambiente. Com ela é possível não somente conscientizar, mas mostrar o ser humano a sua responsabilidade para com a natureza e dimensionar o tamanho do dano já causado pelo homem o maio ambiente. Para tanto, a escola, em sua proposta pedagógica deve priorizar questões atuais, a exemplo da problemática do meio ambiente, possibilitando que seus alunos tenham as melhores informações sobre o referido tema e adquiriram os conhecimentos necessários para das discussões em sociedade, que o referido tema requer. A educação ambiental trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política. A educação ambiental, não somente pode educar para a cidadania, como também pode contribuir para a coletividade consciente de seu papel como responsável pela preservação do mundo que habita.

 Palavras-chaves: Conscientização Ambiental. Papel da Escola. Cidadania.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Dantas, D. S., Fernandes, A. de A., & Gomes, M. A. D. (2013). A necessidade de uma nova conscientização ambiental: A educação ambiental como prática. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(2), 28–33. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>