O professor e as questões relacionadas às identidades e às diversidades no Brasil

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Marcos Antônio Durvirgens Gomes UNINTER
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG

Resumo

O Brasil é um país que possui uma sociedade formada pela contribuição de vários grupos étnico-culturais e nele existe a necessidade de se discutir amplamente a questão da diversidade, de modo e estreitar a distancia que existe entre determinados grupos e o processo educativo, bem como entre estes e a sociedade, favorecendo a construção do processo de cidadania. Por outro lado, a questão da diferença aponta a diversidade como algo complexo, que exige estabelecer padrões de respeito, de ética e de garantia dos direitos sociais. No processo educativo, lidar com a pluralidade e a diferença requer compromisso e aceitação por parte dos profissionais da educação. Por sua vez, a escola precisa encontra meios que garantam a abertura de espaços para a promoção e valorização das multimanifestações culturais, apresentadas pelos sujeitos que ela assiste. E, para superar os problemas relacionados à diversidade, a escola precisa deixar um pouco de lado os objetivos da lógica capitalista, passando a oferecer uma escolarização não somente voltada para formação de indivíduos competentes e competitivos para atuarem na sociedade capitalista, mas que passe a desenvolver um processo educativo que considere as dimensões humana e social, possibilitando o desenvolvimento do sujeito enquanto ser humano.

 

Palavras-chave: Identidade e Diversidade. Professor. Compromisso

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Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e mestranda em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Marcos Antônio Durvirgens Gomes, UNINTER

Aluno do Curso de Gestão Pública, da UNINTER

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Jornalista, especialista de Assessoria da Comunicação, pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Bacharel em Direito pela UFCG

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Como Citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Gomes, M. A. D., Nóbrega, I. G. de M., & Miranda, R. C. de. (2013). O professor e as questões relacionadas às identidades e às diversidades no Brasil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2611

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