O uso do celular como ferramenta de aprendizagem

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG

Resumo

As mudanças tecnológicas registradas na sociedade atual têm possibilitado a disseminação e o uso cada vez mais disseminado do celular, entre crianças e adolescentes. Esta realidade tem gerado muita polêmica no contexto escolar. Vários estudos realizados no contexto internacional e também no Brasil demonstram que o celular pode ser considerado com sendo um excelente recurso pedagógico, recurso este que quando bem explorado pode dar uma grande contribuição ao processo de ensino aprendizagem, melhorando, assim, o rendimento escolar. Tem se verificado que o celular vem ganhando espaço dentro da sala de aula, consolidando-se também como um recurso pedagógico. Antes, tal aparelho era visto apenas com um instrumento que servia para atrapalhar as aulas. Com o tempo, encontrou-se para ele uma série de funções que bem se adéqua às necessidades do dia a dia numa sala, sendo utilizado para um acesso rápido à internet, como calculadora, filmadora, etc. Convém ressaltar que em algumas unidades da Federação, o celular é um aparelho que tem seu uso completamente proibido no contexto da sala de aula das escolas públicas. Por outro lado, vários estudos realizados dentro e fora do Brasil têm demonstrado que o celular pode ser considerado um recurso pedagógico por proporcionar aos alunos uma série de benefícios, inclusive, o acesso rápido à internet para a promoção de uma pesquisa, objetivando contribuir com a discussão sobre determinado assunto que vem sendo debatido em sala de aula, ilustrando essa mesma discussão. No entanto, mesmo sendo capaz de proporcionar tal contribuição, o celular ainda enfrenta problemas para ser reconhecido com um recurso pedagógico, pelo seu mau uso dado no passado e ainda hoje, em sala de aula, onde muitos alunos utilizam tal aparelho apenas para trocar mensagens e participar das redes sociais.

 

Palavras-chaves: Celular. Recurso Pedagógico. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Docente, diplomada em Gestão Pública, especialista em Direito Administrativo

e Gestão Pública (FIP), mestranda em Sistemas Agroindustriais (UFCG) e aluna dos cursos

de Especialização em Direitos Humanos (UFCG), Educação em Direitos

Humanos (UFPB) e Educação para as Relações Étnico-Raciais (UFERSA)

Downloads

Publicado

2015-01-02

Como Citar

Santos, J. O. dos, & Santos, R. M. de S. (2015). O uso do celular como ferramenta de aprendizagem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(4), 1–6. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>