A importância da literatura infantil na formação do leitor

Autores

  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • José Rivamar de Andrade FIP

Resumo

O desenvolvimento de estratégias é fundamental no processo de aquisição da leitura, que também pode ser facilitado com a utilização da literatura infantil. Para promover a leitura em sala de aula, deve-se fazer uma seleção dos textos a serem trabalhados, para que se tornem se atrativos. Uma seleção variada favorece ao aluno o direito de escolher o que lhe propicia atratividade, pois uma leitura pode ser bem interpretada quando se tem o direito da livre escolha, pois motiva o leitor ao despertar a curiosidade. Há vários recursos para despertar o interesse das crianças e, sem dúvida, o mais cativante entre todos é o modo de brincar com as palavras, usando toda ludicidade verbal, sonora e musical, atraindo a criança para um divertido momento entre o ato de ler, o que se sente ao ler e o conhecimento que a leitura produz ou oferece. No que tange à linguagem, os autores voltados para o público infantil utilizam as rimas de maneira simples e com palavras que sejam utilizadas no cotidiano das crianças, bem como a repetição, que ajuda na fixação das idéias e uma compreensão muito melhor. O bom educador deverá estimular a leitura de muitos e variados livros de alta qualidade literária; deixar o educando livre para escolher o seu tipo de leitura e não se preocupar com atividades sistemáticas de avaliação cognitiva. O melhor meio é pela biblioteca de classe e atividades nela desenvolvidas: folhear, imaginar o texto, ler, contar, recriar, expressar por códigos diversificados, apreciar as ilustrações. A motivação à leitura deve estar presente não só na vida do professor, mas em seus alunos. Se o educador não a tem jamais conseguirá que o discente possa ter. Na escola, o hábito de ler deve ser cultivado desde cedo. O professor deve estar sempre direcionando a leitura e, principalmente, não dando respostas, mas fazendo o aluno questionar, refletir e interpretar.

Palavras-chave: Desenvolvimento da leitura. Literatura Infantil. Utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e especialista

em Assessoria de Comunicação, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

José Rivamar de Andrade, FIP

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University  (USA)

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Nóbrega, I. G. de M., & Andrade, J. R. de. (2015). A importância da literatura infantil na formação do leitor. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(4), 43–49. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3264

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>