A metodologia científica na universidade: o que estudantes do ensino superior acham da disciplina de metodologia científica

Autores

  • Flávia Regina Pinheiro Leite Florida Christian University (USA)
  • José Rivamar de Andrade Florida Christian University (USA)

Resumo

O objetivo desse estudo é discutir a importância da Metodologia Científica como Disciplina fundamental e primordial, especificamente no Ensino Superior, permitindo compreender os benefícios desta para o meio acadêmico, tanto para discentes como para os docentes. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem quanti-qualitativa, onde o método de procedimento técnico é de cunho bibliográfico e através de uso de questionários para coleta de dados. Para realização dessa proposta, na apresentação dos dados bibliográficos, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: Apresentar o sentido da Metodologia Científica e identificar o papel da Metodologia Científica como disciplina no processo ensino-aprendizagem, mostrando os motivos que levam os docentes a uma grande rejeição no que tange a Disciplina Metodologia Científica. Na análise e interpretação das informações apresentadas, fez-se a exposição dos dados coletados a fim de validar a importância da disciplina Metodologia Científica no âmbito do ensino superior. A principal dificuldade encontrada em todos os alunos, com relação a não identificação com a metodologia científica foi justamente a falta do hábito de leitura, bem como a falta de interesse com os conteúdos e problemas com a didática utilizada pelo professor.

Palavras-chave: Metodologia Científica. Disciplina. Ensino Superior. Importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Regina Pinheiro Leite, Florida Christian University (USA)

Professora, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica do Pernambuco;

especialista em em Motricidade Orofacial pelo IMIP e aluna do curso de Mestrado

Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

José Rivamar de Andrade, Florida Christian University (USA)

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University  (USA)

Downloads

Publicado

2015-01-26

Como Citar

Leite, F. R. P., & Andrade, J. R. de. (2015). A metodologia científica na universidade: o que estudantes do ensino superior acham da disciplina de metodologia científica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 63–74. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3156

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)