Planejamento e avaliação na realidade escolar

Autores

  • Flávia Regina Pinheiro Leite Florida Christian University (USA)
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumo

Planejamento de ensino é um instrumento para sistematizar a ação docente, a fim de alcançar os objetivos educacionais traçados. É a previsão dos conhecimentos que serão desenvolvidos na sala de aula, a definição dos objetivos, a seleção dos procedimentos de ensino, assim como os recursos humanos e materiais que foram usados para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O planejamento tem, essencialmente, como objetivo, garantir o sucesso de qualquer atividade. Para tanto, é necessário que obedeça às seguintes etapas: sondagem, elaboração, execução, seleção dos procedimentos de ensino e, finalmente, a avaliação que analisa os momentos e os aspectos de todo o processo aprendizagem. Os componentes do planejamento são os seguintes: objetivos, resultados desejados e previstos para a ação educativa, caracterizado por clareza, simplicidade e validade; conteúdos, conjunto de conhecimentos. Sendo que para selecioná-los é preciso obedecer os critérios de validade, utilidade e possibilidade; procedimentos de ensino, resultados, sendo conhecido também como controle de qualidade. O objetivo primordial desta é resgatar o valor do planejamento para se obter êxito em educação, ressaltando a definição e planejamento, suas etapas de elaboração e seus componentes básicos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, porém, as experiências docentes e discentes são valorizadas e destacadas, com o único propósito de enriquecimento desta. Conclui-se que o trabalho planejado é importante e necessário porque evita a improvisação, ajuda a prever e superar dificuldades, contribui para a concretização dos objetivos propostos com economia de tempo e eficiências da ação docente.

 

Palavras-Chave: Planejamento de ensino. Avaliação. Educação. Ação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Regina Pinheiro Leite, Florida Christian University (USA)

Professora, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica do Pernambuco;

especialista em em Motricidade Orofacial pelo IMIP e aluna do curso de Mestrado

Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas; Especialização em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos; Mestrando no curso de Mestrado Internacional em Educação pela Florida Christian University em Orlando – Flórida – USA.

Downloads

Publicado

2015-02-15

Como Citar

Leite, F. R. P., & Andrade, J. R. de. (2015). Planejamento e avaliação na realidade escolar. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(3), 20–27. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3203

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)