Uma abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumo

Aprender é o que justifica e explica a nossa condição humana. A aprendizagem como processo é entendido como a aquisição de reflexos e emoções e passam pela formação de hábitos, habilidades, atitudes, valores e raciocínios. A aprendizagem depende de varias condições fisiológicas e psicológicas. Em muitos casos os alunos que apresentam problemas de aprendizagem são, decorrentes da falta de atenção e concentração, entendimento, valorização, diálogo, desajuste familiar, etc. As crianças e adolescentes estão carentes de conhecimento e precisam ser elogiados. No entanto muitas vezes recebem mais criticas do que auxilio e compreensão. Mediante esta concepção, devemos refletir constantemente sobre a nossa prática e responsabilidade em promover a construção de ser sujeito, pesquisador, reflexivo e consciente de suas capacidades e potencialidades. As dificuldades de aprendizagem compreender as descobertas ou distúrbios manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala leitura, escrita, raciocínio ou capacidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo, provavelmente devido a disfunção do sistema nervoso central que pode ocorrer durante a vida. Quando as crianças não se ajustam a instituição escolar, não avançam. As autoridades da escola ocasionalmente consideram mais fáceis culpar aos alunos, ao invés de examinarem suas próprias deficiências. Existem muitos casos em que o aluno realmente apresenta limitações em algumas aprendizagens, para sintetizar alguns conhecimentos ou por diferentes motivos não quer aprender. Para muitos não foram oportunizados as aprendizagens significativas de forma prazerosa e interessante. A escola também não pode representar uma instituição sem atração ou motivação para seus integrantes. Mediante o fracasso causado por uma conjunção de fatores interligados que impedem o bom desempenho do aluno, destacamos a visão de Smith e Strick onde os mesmos apontam o funcionamento cerebral e os problemas psicológicos envolvendo ambientes domésticos e escolares como fatores que causam dificuldades na aprendizagem.

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Superação. Abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e especialista em Assessoria de Comunicação, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Nóbrega, I. G. de M., & Andrade, J. R. de. (2015). Uma abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 46–56. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3269

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>