Como conduzir o processo educativo voltado para a promoção da diversidade

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Marcos Antônio Durvirgens Gomes UNINTER
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG

Resumo

A escola deve ser o espaço onde o aluno aprenda também noções de respeito e valorização da diversidade. Noutras palavra, a escola deve promover uma educação voltadas para os direitos humanos e como base nesses. Assim, para cumprir esse papel a escola deve, sempre que possível, trabalhar temas específicos, a exemplo de gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. No entanto, é necessário que o professor esteja preparado para atuar nesse contexto, sabendo como conduzir o processo educativo voltado para a promoção da diversidade. Entretanto, exige-se do professor uma formação especial para o desempenho desse seu novo papel, isto porque abordar temas como gênero e diversidade na escola, é algo complexo, principalmente, diante das novas formas de vivências culturais. Mais do nunca, existe na atualidade a necessidade de se educar para a diversidade. É preciso que a escola ensine seus alunos a valorizar a diversidade étnico-racial e a combater o racismo, bem como a promover a equidade de gênero e a combater qualquer forma de discriminação social. O presente artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo mostrar como a escola pode trabalhar simultaneamente a problemática de gênero e da diversidade sexual, bem com as relações étnico-raciais, no contexto da sala de aula.

 

Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Contexto Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Downloads

Como Citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Nóbrega, I. G. de M., Gomes, M. A. D., & Miranda, R. C. de. (2013). Como conduzir o processo educativo voltado para a promoção da diversidade. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(4), 32–37. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2558

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>