Soroprevalência de testes não-treponemicos em instituições públicas em Avaré-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8450

Palavras-chave:

Sífilis, VDRL, Treponema pallidum, IST’s.

Resumo

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema pallidum, que acomete homens e mulheres. Apesar da relação sexual sem o uso de preservativos ser a principal forma de infecção, a transmissão congênita durante a gestação ou parto têm crescido nos últimos anos. O diagnóstico da sífilis pode ser realizado pelos testes treponêmicos e não-treponêmicos. O objetivo do presente estudo foi determinar a soroprevalência de testes não-treponêmicos, em duas Comunidades Terapêuticas de Avaré/SP, e aplicar um questionário social para avaliar o nível de conhecimento dos voluntários quanto as ISTs. O sangue foi coletado por venopunção, para realização da técnica de Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) qualitativo e semi-quantitativo, além de teste rápido treponêmico específico para confirmação dos exames reagentes. Os resultados obtidos foram de 41 voluntários que estavam na faixa etária de 22 a 58 anos, onde 36,6% eram mulheres e 63,4% eram homens. As mulheres tinham mais conhecimento a respeito da sífilis do que os homens. Sobre os métodos de prevenção, 23,1% dos homens e 73,3% das mulheres disseram ter conhecimento sobre a forma correta de prevenção. Porém, aproximadamente metade deles afirmaram que não utilizavam preservativos durante o ato sexual. Dos testes realizados, 4,9% (2 voluntários) foram reagentes para sífilis. A maioria dos indivíduos não possuíam um conhecimento razoável sobre as ISTs, e, além disso, não utilizavam preservativos durante as relações sexuais, favorecendo, assim, a exposição e transmissão da sífilis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Liutti, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp

Graduanda do 8º periodo do curso de Biomedicina do Centro Universitário Sudoesta Paulista - UniFsp

Taynara Aparecida Vieira, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp

Graduanda do 8º periodo do curso de Biomedicina do Centro Universitário Sudoesta Paulista - UniFsp

Viviane Aparecida de Oliveira Ciriaco, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp

Graduanda do 8º periodo do curso de Biomedicina do Centro Universitário Sudoesta Paulista - UniFsp

Camila Ferreira Bannwart Castro, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp

Atua como docente do Centro Universitário Sudoeste Paulista dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Atualmente, finalizou pós-doutorado pelo departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu no laboratório de Genética Molecular e Bioinformática. Possui pós-doutorado em Imunologia da Reprodução Humana pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia-FMB/Unesp. Possui doutorado em Biologia Geral e Aplicada, Unesp- Botucatu- área de concentração: Biologia Celular, Estrutural e Funcional, com doutorado-sanduíche desenvolvido na Universidad de León, Espanha (2009). É mestre em Doenças Tropicais e Infecciosas, Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp (2006). Possui bacharelado em Ciência Biológicas com iniciação científica (2004) e treinamento técnico (2005) no Departamento de Microbiologia e Imunologia da Unesp, Botucatu. Possui experiência na área de Imunologia, especialmente em monócitos, vias de sinalização intracelular de células imunológicas como NF-kappa B, bem como em imunologia da pré-eclâmpsia, de doenças infecciosas e parasitárias, como paracoccidiodomicose; além de efeitos imunomoduladores de flavanóides como a silimarina e imunogenética de genes HLA e receptores KIR em pacientes infectados com virus Zika.

Igor Otavio Minatel, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp

Possui Graduação em Biomedicina (2006), Especialização em Imunopatologia (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Patologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Realizou doutorado sanduíche no Jean Mayer USDA - Human Nutrition Research Center on Aging, USA. Atualmente é pós-doutorando na área de Química e Bioquímica. Tem experiência na área de Compostos bioativos, Estresse oxidativo, Inflamação, Bioquímica, Imunologia e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de compostos bioativos, Bioquimica aplicada, Bioacessibilidade, Biodisponibilidade, Fitonutrientes, Cultura celular e Células tronco mesenquimais.

Tânia Maria Diniz Ianni, Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp

Biomédica pesquisadora e responsável técnica pelos laboratórios do Centro Universitário Sudoeste Paulista - UniFsp.

Referências

ALMEIDA, P. D. et al. Análise epidemiológica da sífilis congênita no Piauí. Revista Interdisciplinar, v.8, n.1, p.62-70, 2015.

ALMEIDA, V. C.; DONALISIO, M. R.; CORDEIRO, R. Factors associated with reinfection of syphilis in reference centers for sexually transmitted infections. Revista Saúde Pública, v.51, p.2-7, 2017.

ARAUJO, L. M. et al. Guia Pratico em Abordagem Sindrômica: Prática baseada em evidência – Sífilis. Cuibá/MT, 2017, 292p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico: Sífilis 2019. Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília/DF, número especial, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico para diagnóstico da sífilis. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. Brasília/DF, 2016a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde lança ação nacional de combate à sífilis. Data de cadastro: 2016b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT): atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais, Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais. Brasília/DF, 2015.

BRASIL. TELAB - Ministério da Saúde. Diagnóstico da Sífilis. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Brasília/DF, 2014.

ERRANTE, P. R. Sífilis congênita e sífilis na gestação, revisão de literatura. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v.13, n.31. p.120-126, 2016.

KOSS, C. A.; DUNNE, E. F.; WARNER L. A systematic review of epidemiologic studies assessing condom use and risk of syphilis. Sex Transm Dis, v.36, n.7, p.401-405, 2009.

MARQUES, J. V. S. et al. Perfil epidemiológico da sífilis gestacional: clínica e evolução de 2012 a 2017. SANARE, v.17, n.2, p.13-20, 2018.

MATINS, M. A; MARQUES, T; OLIVEIRA, A. A. Prevalência de sorologia positiva para sífilis entre internos de uma clínica de reabilitação em Uberaba-MG. JCBS, v.4, n.2, p.37-41, 2018.

PINTO, V. M. et al. Prevalência de Sífilis e fatores associados a população em situação de rua de São Paulo, Brasil, com utilização de Teste Rápido. Revista Brasileira Epidemiologia, v.17, n.2, p.341-354, 2014.

SANTOS, V. C; ANJOS, K. F. Sífilis: uma realidade prevenível. Sua erradicação, um desafio atual. Revista Saúde e Pesquisa, v.2, n.2, p.257-263, 2009.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Liutti, M. E., Vieira, T. A., Ciriaco, V. A. de O., Bannwart Castro, C. F., Minatel, I. O., & Ianni, T. M. D. (2021). Soroprevalência de testes não-treponemicos em instituições públicas em Avaré-SP. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(1), 63–68. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8450

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)