Remissão da diabetes mellitus tipo II em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica

Autores

  • Letícia Freitas UNIFIP
  • Everson Vagner de Lucena Santos Centro Universitário de Patos – UNIFIP

Resumo

O presente artigo apresenta evidências científicas de remissão do diabetes mellitus tipo II em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Trata-se de uma revisão integrativa que permite a inclusão de estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado, combinando também dados de literatura teórica e empírica. Os artigos foram pesquisados na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Nacional em Medicina (PubMed), em que foram aplicados, em setembro de 2020, os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: “bariatric surgery” AND “type 2 diabetes mellitus”, adotaram-se filtros para inclusão e exclusão dos artigos. Em seguida, foi realizada a leitura dos estudos selecionados e a sistematização de acordo com o propósito do trabalho. Os achados revelaram uma diminuição gradativa dos parâmetros laboratoriais e alterações hormonais que estimulam a secreção de outros hormônios contrarreguladores da insulina, ao longo dos anos, no que se refere ao diabetes mellitus tipo 2, em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.Com base nos resultados encontrados, é perceptível os efeitos positivos da cirurgia bariátrica nos portadores de diabetes mellitus tipo 2, em longo prazo, no que corresponde a remissão da doença e a melhora da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Freitas, UNIFIP

Graduanda em Medicina-Centro Universitário de Patos UNIFIP– Paraíba, Brasil

Everson Vagner de Lucena Santos, Centro Universitário de Patos – UNIFIP

Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Paraíba-Brasil. Mestre em Saúde Coletiva (UNISANTOS-SP). Doutorando em Ciências da Saúde (Centro Universitário FMABC).

Downloads

Publicado

2021-06-20

Como Citar

Freitas, L., & Santos, E. V. de L. . (2021). Remissão da diabetes mellitus tipo II em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(2), 152–158. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8953

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)