Interprofissionalidade: Experiências de aprendizagem colaborativa entre profissões da área da saúde

Autores

  • Joana Maria Rosa Gaião UFG
  • Alexandre de Brito Bernardes UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Amanda Chistina Sousa Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Isadora Moreira Paulo Tolentino
  • Nilce Maria Silva Campos Costa http://lattes.cnpq.br/6977373149115047

Resumo

A Educação Interprofissional apresenta-se atualmente como estratégia essencial na formação de profissionais aptos para o trabalho em equipe numa perspectiva interdisciplinar. Este trabalho apresenta uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Scielo de artigos sobre experiências de educação interprofissional na saúde e a interprofissionalidade. Foram selecionados oito relatos, sendo cinco no Brasil, uma em Portugal e duas nos Estados Unidos, abordando experiências desenvolvidas, ora sob a forma de programas, disciplinas e/ou módulos, ora em espaços de aprendizagem, ora em projetos reabilitadores, variando desde pequenas ações integradas a cursos universitários com currículo e práticas laborais integradas. Foram relatadas experiências positivas do trabalho interprofissional com a superação de disparidades no atendimento e na qualidade do cuidado em saúde, além de estimular iniciativas de humanização. Houve relatos de dificuldades na implementação e desafios a serem superados, como a falta de adesão de profissionais de saúde à integração com outros membros da equipe; falta de prontidão de funcionários e administradores com as mudanças a serem implementadas e lacunas na comunicação entre instituições de ensino e profissionais de saúde. A interprofissionalidade é uma importante ferramenta para o trabalho colaborativo de profissionais de diferentes áreas da saúde para compartilhar experiências, desenvolver profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com as questões de saúde, fortalecer as relações entre universidade, serviços e comunidades e atender de forma mais eficaz às necessidades da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Brito Bernardes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista-UNIP (2007/2-2011/1), campus Goiânia. Pós-graduado em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em UTI pelo CDCS, mestrando no programa de mestrado da faculdade de medicina da UFG: Ensino na Saúde. Atuante em unidade de terapia intensiva e em reabilitação neuro funcional em ginásio, além de fisioterapeuta em assistência domiciliar. Atuante como professor/supervisor de estágio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor e supervisor de estágio pela UNIFAN. Possuo curso de formação em RPG, Disfunções Temporomandibulares e PNF pelo CDCS, e curso de formação em UTI neonatal pelo IEES, e Curso de CIF. Possuo experiência em UTI pediátrica, Neonatal e Adulto. Não há conflito de interesses.

Amanda Chistina Sousa Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestranda da Universidade Federal de Goiás, programa de pós-graduação ensino na saúde pela faculdade de medicina. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos-UNIPAC/FUPAC -Uberlândia (2012), especialização em Auditoria em Serviços de Saúde pelo Instituto Brasileiro de Extensão Educacional- IBEED/ Fundação Educacional de Goiás-Faculdade Lions-FacLions (2015). Atualmente é Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Enfermagem /COREN-GO, gestão (2021-2023). Compõe as Câmaras Técnicas de Educação e Instrumentalização das conflito Comissões de Ética de Enfermagem nas Instituições de Saúde, deste conselho. Não há conflito de interesses.

Isadora Moreira Paulo Tolentino

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás(UFG) e pós graduação em Fitoterapia pelo Instituto Sejana Martins. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFG. Trabalha na saúde pública como trabalhadora efetiva na Prefeitura Municipal de Aurilândia. Não há conflito de interesses.

Nilce Maria Silva Campos Costa, http://lattes.cnpq.br/6977373149115047

 Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora Titular da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFG. Tem experiência nas áreas de nutrição e educação, atuando principalmente na linha de pesquisa em Ensino na saúde, com os temas avaliação curricular, formação e atuação do nutricionista e docência no ensino superior em saúde. Diretora da Faculdade de Nutrição da UFG de 1997 a 2001 e de 2005 a 2009. Coordenou o Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFG de 2011 a 2015. Coordenadora do Programa de Reorientação da Formação Profissional de cursos da área da saúde (Edital MS/ME/2008) - Pro Saúde 2, dos cursos de Nutrição e Farmácia da UFG, de 2008 a 2011. Coordenou o Projeto de Criação da Linha de pesquisa em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina - Pro Ensino na Saúde - (Edital Capes 24/2010) até 2015. Líder dos grupos de pesquisa do diretório do CNPq: Avaliação Curricular em Saúde e Ensino na Saúde. Não há conflito de interesses.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Gaião, J. M. R., Bernardes, A. de B., Gonçalves, A. C. S., Tolentino, I. M. P., & Costa, N. M. S. C. (2022). Interprofissionalidade: Experiências de aprendizagem colaborativa entre profissões da área da saúde . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(2), 141–149. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9262

Edição

Seção

Artigos