Caracterização quali-quantitativa da matéria orgânica do solo

Authors

  • Kamila Machado Fassarella IFES - Campus de Alegre
  • João Batista Pavesi Simão IFES - Campus de Alegre
  • Wallace Luís de Lima IFES - Campus de Alegre
  • João Batista Esteves Peluzio IFES - Campus de Alegre

Abstract

As avaliações quantitativas da matéria orgânica do solo, isoladamente, não são suficientes para satisfazer as expectativas da investigação científica com respeito às suas características e propriedades, visando a sustentabilidade do solo sob diversas formas de manejo. Uma abordagem completa requer um conjunto de metodologias capazes de considerar o relacionamento entre o acúmulo de matéria orgânica e a sua localização física na matriz do solo, bem como a caracterização das suas frações. Este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem das metodologias empregadas nas caracterizações da matéria orgânica do solo e discutir aspectos relacionados à sua compartimentalização e as implicações na sustentabilidade de solos agrícolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kamila Machado Fassarella, IFES - Campus de Alegre

Engenheira Agrônoma, Pós-graduanda em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre.

João Batista Pavesi Simão, IFES - Campus de Alegre

Eng. Agr. D. Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Professor – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.

Wallace Luís de Lima, IFES - Campus de Alegre

Eng. Agr. D. Sc. em Ciências, Professor – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.

João Batista Esteves Peluzio, IFES - Campus de Alegre

Eng. Agr. D. Sc. em Genética e Melhoramento, Professor – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.

Published

19-04-2013

How to Cite

FASSARELLA, K. M.; SIMÃO, J. B. P.; LIMA, W. L. de; PELUZIO, J. B. E. Caracterização quali-quantitativa da matéria orgânica do solo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 18–30, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1814. Acesso em: 28 mar. 2024.