A certificação florestal do eucalipto na responsabilidade social: Um estudo de caso no Sudoeste Paulista

Authors

  • Rafael Navas Silva Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP
  • Marli Reis Nascimento FATEC Capão Bonito

Abstract

No Brasil, a certificação florestal resultou no aperfeiçoamento do manejo das florestas plantadas, com benefícios sociais, econômicos e ambientais, tendo como principal certificadora o FSC - Forest Stewardship Council. Este trabalho visa evidenciar, através do pilar responsabilidade social e em atendimento aos princípios da FSC, o resultado de um projeto de cunho social de parceria entre comunidade e empresa de base florestal inserida no Município de Capão Bonito/SP/Brasil, a qual gerou ao longo do tempo, como produto não-madeireiro, o mel com certificação orgânica. Foram realizadas entrevistas com a Associação de Apicultores de Capão Bonito a fim de obter uma avaliação do estado atual do projeto e com as instituições envolvidas na execução do mesmo. Atualmente, Capão Bonito tornou-se um dos maiores produtores de mel de eucalipto do Estado de São Paulo e por meio da certificação orgânica o produto apícola está sendo exportado, principalmente para o mercado norte-americano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Navas Silva, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP

Graduado em Engenharia agronomica, com Mestrado em Ecologia Aplicada, cursando Doutorado no mesmo curso. Atuando na tematica agroecologia e desenvolvimento sustentavel e povos e comunidades tradicionais.

Marli Reis Nascimento, FATEC Capão Bonito

Graduada em Tecnologia em Silvicultura pela FATEC Capão Bonito.

Published

30-09-2013

How to Cite

SILVA, R. N.; NASCIMENTO, M. R. A certificação florestal do eucalipto na responsabilidade social: Um estudo de caso no Sudoeste Paulista. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 159–163, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1999. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES