Análise histológica do impacto da isotretinoína na ossificação endocondral em ratos Wistar

Authors

  • Flávio Silva Sento Sé Paccelli Faculdade de Ciências Medica de Campina Grande
  • Huggo Luãn Barros Medeiros
  • Tharcia Kiara Beserra de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Thiago de Oliveira Assis
  • Marina Suênia de Araújo Vilar

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2650

Keywords:

Isotretinoína, Osteogênese, Teratogênese

Abstract

A isotretinoína é uma droga de ação teratogênica, utilizada no tratamento da acne vulgar por causar a redução no tamanho das glândulas sebáceas e ainda normalizando a queratina na abertura do folículo piloso. Relatos indicam que o uso desse fármaco está envolvido com malformações ósseas. Objetivou-se nessa pesquisa analisar as conseqüências do uso da isotretinoína sobre o processo de ossificação endocondral, de jovens ratos Wistar machos submetidos à ingestão oral de uma dose de 8mg/kg/dia dessa medicação, do 17º ao 30º dia de vida. A amostra composta por 20 espécimes foi distribuída entre o Grupo Controle (recebendo apenas óleo vegetal, com n=10) e o Grupo Experimento (recebendo a isotretinoína diluída em óleo vegetal, com n=10). Ao fim da administração os animais foram eutanasiados e os fêmures foram coletados, dissecados e realizados cortes para a confecção das lâminas histológicas coradas pela técnica da Hematoxilina-Eosina. A análise microscópica do material permitiu verificar uma redução da população de células no canal celular e na epífise óssea, decréscimo da matriz osteóide, má definição e redução do espessamento do periósteo e áreas mal definidas no processo de osteogênese no Grupo Experimento em relação ao Grupo Controle. Nesse sentido, com base nos resultados, foi possível concluir que houve um retardo no processo de ossificação e redução da matriz óssea do grupo submetido ao tratamento com isotretinoína, vindo a alentar as suspeitas de estudos anteriores onde se relatou as malformações ósseas decorrentes do uso desse fármaco.

Palavras-Chave: 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávio Silva Sento Sé Paccelli, Faculdade de Ciências Medica de Campina Grande

Acadêmico do curso de Medicina - FCMCG. 

Huggo Luãn Barros Medeiros

Acadêmico do curso de Medicina - FCMCG. 

Tharcia Kiara Beserra de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Medicina Veterinária (UFCG). Especialista em auditoria em saúde. Mestranda em Engenharia Agrícola – UFCG (Coorientadora)

Thiago de Oliveira Assis

 Mestre em Patologia pela UFPE. Professor da FCM-CG (Coorientador)

Marina Suênia de Araújo Vilar

Graduada em Farmácia (UEPB). Mestre em Desenvolvimento em Meio Ambiente. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos  - UFRN. Professora da FCM - CG (Orientadora)

Published

28-03-2015

How to Cite

PACCELLI, F. S. S. S.; MEDEIROS, H. L. B.; OLIVEIRA, T. K. B. de; ASSIS, T. de O.; VILAR, M. S. de A. Análise histológica do impacto da isotretinoína na ossificação endocondral em ratos Wistar. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 75–80, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.2650. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2650. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)