Educação Ambiental: Diagnóstico de práticas ambientais no projeto de assentamento Milagres, Apodi/RN

Authors

  • Gleydson Freitas Silva UERN
  • Márcia R. F. da Silva
  • Nildo da S. Dias
  • Miguel F. Neto
  • Melissa R. C. Pimenta

Abstract

A presente pesquisa está inserida em um projeto maior intitulado “Tratamento e viabilidade do uso de águas residuárias domésticas em assentamento rural e suas implicações na irrigação de frutas e hortaliças”

 

 . Ao considerar a importância da Educação Ambiental – EA para atingir os objetivos do referido projeto, esta pesquisa tem como objetivo promover atividades de EA no assentamento Milagres, no município de Apodi/RN, visando contribuir para práticas de uso e reuso racional dos recursos hídricos e resíduos sólidos. A metodologia deste trabalho baseou-se em uma pesquisa de natureza aplicada, bibliográfica e participante, além disso, realizou-se visitas in loco, registro fotográfico e apresentações em forma de slides. Observou-se a concepção dos professores e da comunidade em relação à EA; como os recursos hídricos são percebidos pela comunidade e a sua importância no assentamento; as práticas em relação aos resíduos sólidos e a necessidade de mudança de pensamento e de valores em relação aos recursos hídricos. Constatou-se que a maioria das residências enterram ou queimam seu lixo. Percebeu-se que um dos motivos da queima do lixo pelos moradores consiste na morte de animais por ingestão de sacos plásticos. Portanto, fica evidente a importância de trabalhar EA, seja no âmbito formal ou não-formal, pois permite uma melhor integridade entre a população e estes com as temáticas nos quais estão inseridos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

06-01-2013

How to Cite

SILVA, G. F.; SILVA, M. R. F. da; DIAS, N. da S.; NETO, M. F.; PIMENTA, M. R. C. Educação Ambiental: Diagnóstico de práticas ambientais no projeto de assentamento Milagres, Apodi/RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 01–07, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/429. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note