CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Adaci Estevam Ramalho Neto
  • José Fabio Bezerra da Silva
  • Eulália Cristina Coelho Araújo
  • Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos
  • Jociélia Francisca de Sousa
  • Wendel Jean Ramalho da Silva
  • Marcos Vitor C Castelhano
  • Emilly de Sousa Medeiros

Resumo

Introdução: Este artigo tem por objetivo discutir o currículo e sua relação com a
educação escolar e sociedade, dando destaque na sua importância para o
desenvolvimento dos alunos e na promoção do ensino e aprendizagem significativo.
Objetivos: delimitar alguns aspectos seus: constituído por um conjunto de objetivos,
conteúdos, métodos e avaliações que servem de guia para o processo de ensino e
aprendizagem em instituições educacionais. Aspectos metodológicos: A metodologia
utilizada foi alicerçada a partir da revisão bibliográfica, na qual foram definidas as
seguintes etapas: sondagem de textos, no Google acadêmico e em outros repositórios
acadêmicos que discutiam a temática, para isto utilizamos palavras-chave como
“currículo”, “educação” e “sociedade”, por vezes mesclando-as; depois partimos para
a seleção dos trabalhos mais relevantes; fichamento; análise e escrita do artigo.
Resultados: Foi possível observar que o currículo desempenha um papel fundamental
na educação, influenciando diretamente a qualidade do ensino e aprendizagem.
Portanto, a construção curricular deve ser bem estrutura a partir de princípios éticos,
inclusivos, diversificados e articulados com a realidade social e histórica dos
discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

Adaci Estevam Ramalho Neto, José Fabio Bezerra da Silva, Eulália Cristina Coelho Araújo, Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos, Jociélia Francisca de Sousa, Wendel Jean Ramalho da Silva, Marcos Vitor C Castelhano, & Emilly de Sousa Medeiros. (2023). CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Informativo Técnico Do Semiárido, 17(2), 1096–1105. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10215

Edição

Seção

Artigos