Reformulação curricular na formação dos profissionais da saúde mediante a política nacional de atenção básica: novas perspectivas para sua efetivação

Autores

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Jessica Yasmine de Lacerda Nóbrega FIP Cajazeiras
  • Sayonara Abrantes de Oliveira
  • Diego Passos dos Santos
  • Narcaângela Queiroga da Silva
  • Gilvânia da Silvia
  • Rubenia de Oliveira Costa
  • Isidro Patricio de Almeida Neto

Resumo

A mudança no modelo assistencial que vem sendo desenvolvida no decorrer das últimas décadas deram origem a atual Atenção Básica que corresponde a conjunto de serviços de sistema de saúde que oferece acesso como porta de entrada do sistema a todas as necessidades e problemas na atenção à pessoa, com a finalidade de promover a saúde, dentro dos aspectos de promoção, proteção, tratamento, reabilitação da saúde, prevenção de doenças e agravos, tendo por foco a Atenção Primária à Saúde (APS). A mudança no modelo assistencial demanda, por sua vez, uma mudança efetiva nos currículos de formação profissional dos trabalhadores da saúde, e diante desse pressuposto é que o presente trabalho objetivou traçar uma avaliação dessa necessidade a partir da reflexão da perspectivas atuais para concretização dessa reformulação utilizando uma revisão bibliográfica como pressuposto, concluindo assim que  a efetivação da reformulação curricular deve ser dada a partir da inserção das metodologias ativas nos novos currículos de formação em saúde, o que possibilitará a aproximação do profissional com a prática a partir do novo modelo de saúde instituído, favorecendo a prática e possibilitando a efetivação da Atenção Primária à Saúde, contribuindo assim para que a assistência à saúde seja realizada de maneira eficaz.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-17

Como Citar

Cabral, S. A. A. de O., Nóbrega, J. Y. de L., Oliveira, S. A. de, Santos, D. P. dos, Silva, N. Q. da, Silvia, G. da, Costa, R. de O., & Almeida Neto, I. P. de. (2015). Reformulação curricular na formação dos profissionais da saúde mediante a política nacional de atenção básica: novas perspectivas para sua efetivação. Informativo Técnico Do Semiárido, 9(1), 73–76. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3239

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica