Estratégicas para produções escritas e o desenvolvimento das capacidades de linguagem

Autores

  • Sayonara Abrantes de Oliveira UFPB
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Thereza Shopia Jácome
  • Diego Passos dos Santos
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Narcaangela Queiroga da Silva
  • Rubenia de Oliveira Costa
  • Isidro Patricio de Almeida Neto

Resumo

Dispõe sobre os resultados de proposta didática, oriunda de uma experiência pedagógica desenvolvida em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, constituída a partir da concepção de que a aprendizagem é construída pela interação em atividades linguageiras. O estudo teve por objetivo promover uma reflexão acerca da inserção de uma nova ação, objetos avaliativos nas sequências didáticas, direcionando os  alunos para o desenvolvimento das capacidades de linguagem, da percepção crítica e avaliativa de produções escritas e da autonomia em ações linguageiras. Como base teórica, fundamenta-se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo  de Bronckart (1999) para discutir a constituição das ações de linguagem, em SCHNEUWLY; Dolz (1996) na percepção das sequências didáticas, os gêneros textuais em Bakhtin (1992) e em demais leituras presentes nas contribuições de Cristovão (2009, 2006) dentre outras apresentadas no artigo. Como instrumentos didáticos, foram utilizados artigos de opinião para a construção das sequências didáticas. Os dados obtidos nas primeiras sequências apontam para a relevância destes constructos avaliativos no desenvolvimento de produções escritas e, sobretudo, na autonomia dos alunos frente aos desafios envolvendo linguagem a que são expostos.

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Publicado

2015-03-10

Como Citar

Oliveira, S. A. de, Cabral, S. A. A. de O., Jácome, T. S., Santos, D. P. dos, Alencar, M. C. B. de, Silva, N. Q. da, Costa, R. de O., & Almeida Neto, I. P. de. (2015). Estratégicas para produções escritas e o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Informativo Técnico Do Semiárido, 6(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3300

Edição

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