As políticas públicas para a infância e adolescência

Autores

  • Leudiane Holanda Lavor UFCG
  • Sandra Maijane Soares de Belchior
  • Maria José Soares de Belchior Pires
  • Francisco Ivo Gomes de Lavor
  • Verônica Cristian Soares de Belchior
  • Matheus Lôbo Cavalcante
  • Izabela Letícia Wanderley de Andrade e Silva

Palavras-chave:

Cidadania. ECA. Juventude.

Resumo

Não podemos compreender a adolescência simplesmente colocando-a em evidência, e sim buscando uma compreensão a partir de sua historicidade. Faremos uma breve caracterização histórica, sobre o tratamento e o atendimento assistencialista a crianças e adolescentes e as conquistas de lutas referentes às políticas públicas destinadas ao atendimento à infância e à juventude. O espaço público se constrói e desconstrói socialmente pela disputa de poder, de legitimidade, de controle político, de valores éticos e religiosos, de dominação simbólica e de interesses econômicos. Pretendemos sintetizar nossas pesquisas sobre como a questão da infância e adolescência foi se estruturando, de acordo com os interesses em jogo.  No Brasil, ainda se observa a ausência de estudos que reconstituam os modos como foram concebidas as ações públicas destinadas aos jovens no século XX, embora, de modo geral, sejam perceptíveis algumas imagens, reiterando algumas das orientações latino-americanas.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Lavor, L. H., Belchior, S. M. S. de, Pires, M. J. S. de B., Lavor, F. I. G. de, Belchior, V. C. S. de, Cavalcante, M. L., & Silva, I. L. W. de A. e. (2020). As políticas públicas para a infância e adolescência. Informativo Técnico Do Semiárido, 14(1), 21–25. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8094

Edição

Seção

Artigo Técnico