Comparativos de levantamentos fitossociológicos realizados em diferentes áreas da Caatinga

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Alan Del Carlos Gomes Chave UFCG
  • Almair de Albuquerque Fernandes UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

A fitossociologia pode ser definida como a ciência das comunidades vegetais ou o conhecimento da vegetação em seu sentido mais amplo. Ela serve para explicar os fenômenos que se relacionam com a vida das plantas dentro das unidades ecológicas. No cenário atual, ela é considerada uma valiosa ferramenta na determinação das espécies mais importantes dentro de uma determinada comunidade. Através dos levantamentos fitossociológicos é possível estabelecer graus de hierarquização entre as espécies estudadas. O objetivo do presente artigo é estabelecer um comparativo entre os resultados referentes a quatro levantamentos fitossociológicos realizados em diferentes áreas de caatinga, determinando as espécies de maiores valores de dominância e de valor de importância. Constatou-se que os levantamentos florísticos e fitossociológicos realizados na Caatinga, mostram grande variabilidade no número de espécies e de indivíduos. Essa variedade é maior, quando as áreas estudadas referem-se às caatingas situadas em locais onde as precipitações são mais elevadas, bem como em regiões de matas ciliares. E, que há uma necessidade urgente do manejo da caatinga, como forma de compatibilizar a exploração e a diversidade biológica desse bioma, que, reconhecidamente, é o mais frágil do país. Pois, de acordo com os levantamentos fitossociológicos analisados, naquelas áreas da caatinga que não apresentam bons estados de conservação, já se observam um menor número de espécies em sua cobertura vegetal.

 

Palavras-chave: Áreas de Caatinga. Levantamento fitossociológicos. Comparativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Alan Del Carlos Gomes Chave, UFCG

Graduado em Geografia pela FIP, Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e mestrando em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, Pombal - PB.

Almair de Albuquerque Fernandes, UFCG

Graduado em Geografia, especialista em Ciências da Educação e em Geopolítica e História, mestrando em Sistemas Agroindustriais pela UFCG - Pombal - PB

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna especial do Curso de Mestrado em Sistemas Agroindustriais pela UFCG - Pombal - PB.

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Eng.  Agrônomo e Doutor Engenheiro Agrônomo pela UCO - Universidad de Córdoba Espana, Titulo convalidado pela USP como D, Sc, Entomologia

Downloads

Como Citar

SANTOS, J. O. dos; CHAVE, A. D. C. G.; FERNANDES, A. de A.; SANTOS, R. M. de S.; MARACAJÁ, P. B. Comparativos de levantamentos fitossociológicos realizados em diferentes áreas da Caatinga. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 130–135, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/2487. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>