RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN

Autores

  • Breno Medeiros Menezes de Aguiar
  • Kivia Kandysse Paiva de Melo
  • Ana Verônica Menezes de Aguiar
  • Roseano Medeiros da Silva UFERSA
  • Patrício Borges Maracajá

Resumo

RESUMO - Um dos principais problemas modernos enfrentados e a destinação e reciclagem dos resíduos produzidos pela humanidade que vem ocorrendo devido ao avanço incontrolável das tecnologias produzidas, influenciada pelo sistema capitalista, fortemente, presente nos dias atuais. Os resíduos eletroeletrônicos são um dos principais tipos de resíduos que se vem gerando em grande quantidade e que ainda não se tem um descarte apropriado e que podem ser potencialmente perigosos tanto para o meio ambiente com para a saúde humana. No município de Mossoró-RN, não diferente da maioria das cidades do país, a realidade e a mesma, não existindo uma política para os resíduos eletroeletrônicos produzidos na região podendo causar um grande impacto ao meio. A partir do exposto, o presente trabalho objetivou-se em analisar a situação atual e dissertar sobre as alternativas mitigadoras que podem ser tomadas para uma melhor administração desses resíduos no município. As metodologias empregadas para o desenvolvimento da pesquisa constituem-se de uma revisão bibliográfica, coleta de dados e entrevista a população. Após a coleta e analise de toda a informação obtida tanto da administração do município quando da população pode-se notar a grande deficiência de gestão do município perante diversos tipos de resíduos incluindo o material eletroeletrônico. Surgindo assim a necessidade de um re-planejamento e a pesquisa de medidas alternativas de disposição de resíduos, visando melhoria de gestão e qualidade de vida humana no município. 

 

Palavras chaves: resíduos eletroeletrônicos, e-lixo, meio ambiente, saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseano Medeiros da Silva, UFERSA

Possui Graduação Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubação, Manejo e Tratos culturais em Fruticultura Tropical. Atualmente e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia da UFERSA.

Downloads

Publicado

2011-06-02

Como Citar

AGUIAR, B. M. M. de; MELO, K. K. P. de; AGUIAR, A. V. M. de; SILVA, R. M. da; MARACAJÁ, P. B. RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 74–78, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/616. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>