Uma abordagem histórica e teórica das políticas públicas de combate à seca e convivência com o semiárido

Autores

  • Felipe Cesar da Silva Brito
  • Decio Carvalho Lima Universidade Federal de campina Grande
  • Jacimone Delfino de Sousa
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patricio Borges Maracaja
  • Ana Catarina Costa de Paiva
  • Altevir Paula de Medeiros

Resumo

O presente artigo busca apresentar as bases históricas e teóricas das políticas de combate aos efeitos da seca na região Nordeste, abordando as principais políticas e grupos criados a fim de combater os efeitos dos longos períodos de estiagem. Enfatizando-se as tentativas de desenvolvimento da região.No tocante ao desenvolvimento econômico e sustentável serão explicitadas estratégias de convivência com as secas, bem como os novos paradigmas das políticas públicas e suas consequencias econômicas e ambientais. Interpretando a sustentabilidade como sendo indispensável para o desenvolvimento, com base na eficiência tecnológica e na racionalidade produtiva, sendo necessária e possível para a convivência com o semiárido.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Decio Carvalho Lima, Universidade Federal de campina Grande

Administrador formado pela UEPB com especialização em direito administrativo e gestão pública, técnico em informática, funcionário público.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

BRITO, F. C. da S.; LIMA, D. C.; SOUSA, J. D. de; MEDEIROS, A. C. de; MARACAJA, P. B.; PAIVA, A. C. C. de; MEDEIROS, A. P. de. Uma abordagem histórica e teórica das políticas públicas de combate à seca e convivência com o semiárido. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 57–65, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4749. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>