Os riscos ambientais e o fator queda acometendo a saúde dos trabalhadores em canteiros de obra de edificação: Estudo de caso em Monteiro – PB

Autores

  • Adriana Maria dos Santos UFCG
  • Nilberte Muniz de Sousa IFPB
  • Amandio Pereira Dias Araujo IFPB

Palavras-chave:

Acidentes do trabalho, edificações, queda, proteção.

Resumo

A construção civil é de grande importância para o desenvolvimento e gerador de renda de um país. Todavia, a negligência na instrução ao trabalhador, falta de conhecimento técnico e atitudes imprudentes, ausência ou negligência na fiscalização tornam vulneráveis a riscos durante o trabalho nesse setor. Diante deste cenário, fez-se necessário um estudo dos riscos de acidente de trabalho fazendo uma análise desses riscos de acidente de trabalho através do agente causador queda. O estudo busca também compreender melhor esses riscos, usando para isso a metodologia de check list embasado nas normas regulamentadoras (NR 09, 18 e 35), visita in loco e registro fotográfico. Afim de avaliar os riscos de acidentes causados pelo agente -  queda, foram visitadas nove obras e nestas, encontrado diversos fatores que veem desencadeado lesões (pancadas 92% e fraturas e a presença de doenças osteomusculares 68%) que levam ao desenvolvimento de doenças e incapacidades laboral nos trabalhadores.   Pode-se observar a existência de inúmeras causas que podem resultar nos acidentes laborais por queda, entre eles o trabalho em altura sem proteção e o arranjo físico inadequado, levando a reflexão para o início de trabalhos a serem desenvolvidos de política de saúde e segurança do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria dos Santos, UFCG

Graduanda em Tecnologia em Segurança no Trabalho, IFPB,Mestranda em Engenharia Agricola - UFCG

Nilberte Muniz de Sousa, IFPB

Tecnólogo em Construção de Edificíos, IFPB. Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental - UPE

Amandio Pereira Dias Araujo, IFPB

Professor -IFPB Campus Monteiro. Mestre em Engenharia de Produção - UFPB

Downloads

Publicado

2018-05-27

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; DE SOUSA, N. M.; DIAS ARAUJO, A. P. Os riscos ambientais e o fator queda acometendo a saúde dos trabalhadores em canteiros de obra de edificação: Estudo de caso em Monteiro – PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 01–07, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4794. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudo de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)