Dificuldades inter-relacionais encontradas pelo enfermeiro no acolhimento em urgência e emergência psiquiátrica: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Larisse Jéssica de Freitas Lameira Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)
  • Larissa Sonaira Leal da Silva Universidade da Amazônia (UNAMA)

Palavras-chave:

Urgência. Emergência. Psiquiatria. Acolhimento. Enfermagem.

Resumo

Frequentemente encontrados na comunidade, os transtornos mentais geram alto custo social e econômico, dados do Ministério da Saúde apontam que 3% da população geral brasileira sofrem com transtornos mentais graves e
persistentes, 6% apresentam transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool, outras drogas e 12% necessitam de algum atendimento, seja ele contínuo ou eventual. A urgência e emergência têm sido cada vez mais
reconhecidas como parte central e fundamental da rede assistencial na psiquiatria sendo muitas vezes a porta de entrada para o sistema de saúde, quando não a única opção. Porém, os enfermeiros que atuam na urgência e emergência psiquiátrica deparam-se com muitas dificuldades inter-relacionais, que acarretam prejuízos na qualidade da assistência. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar e descrever as dificuldades encontradas na relação do enfermeiro com o paciente no acolhimento das urgências e emergências psiquiátricas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória de natureza qualitativa. Ao realizar a busca nas bases de dados foram encontrados 29 artigos, mas somente 8 corresponderam aos critérios de inclusão, que estão distribuídos da tabela 1, de acordo com a base de dados. A distribuição da amostra segundo o ano de publicação evidenciou que os anos de 2011, 2013 e 2015 foram os que mais apresentaram publicações. Esta pesquisa possibilitou o conhecimento das dificuldades no acolhimento da enfermagem em situações de urgência e emergência psiquiátrica e a busca do conhecimento possibilitou reconhecer a necessidade de atualização e treinamento constante da equipe para melhoria da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Jéssica de Freitas Lameira, Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, Enfermeira Coordenadora em Estratégia de Saúde da Família na Secretaria de Saúde de Mocajuba-PA, Especialização em Andamento em Enfermagem Em Urgência e Emergência na FAMAZ- Faculdade Metropolitana da Amazônia.

Larissa Sonaira Leal da Silva, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduação em  Enfermagem pela  Universidade da Amazônia (UNAMA), Especialização em andamento em URGÊNCIA E EMERGÊNCIA na FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA (FAMAZ)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo (Rego e Pinheiro, trads) Lisboa: Edições. 2006. 70 p.

BRASIL, Marco Antonio Alves. Serviços de emergência psiquiátrica: peça-chave da rede assistencial Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 32, n. 2, out 2010.

BRASIL, Organização Mundial da Saúde. Classificação de TM e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.

BRASIL, Organização Pan-Americana de Saúde. Organização Mundial da Saúde. Relatório sobre a saúde no mundo 2001. Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. OMS; 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Coordenação Geral de Saúde Mental. Saúde Mental em Dados. Ano II, n. 4, 2007.

COSTA, Nayara Mendes; SILVA, Karla Rona da. Principais desafios vivenciados pela enfermagem na assistência prestada a pacientes em unidades de emergência psiquiátrica. Belo Horizonte, MG, Rev. Bras. Enferm, v.04, n.07, ago. de 2014.

KONDO, et al. Abordagem da Equipe de enfermagem ao usuário na Emergência em Saúde Mental em um Pronto Atendimento. Rev. Esc Enferm, n. 45, v. 2, n.7-501. 2011.

MENDES, KDS; SILVEIRA, RCCP; GALVÃO, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, n.17, v. 4, p. 64-758, 2008.

SANTOS, Élem Guimarães; SIQUEIRA, Marluce Miguel. Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. J Bras Psiquiatr, V.59, N.3, P. 238-246. 2010.

SANTOS, Marina Scheer dos; CHRISTELLO, Valéria Cristina Coimbra; RIBEIRO, Juliane Portella. O atendimento de urgência psiquiátrica realizado pelo enfermeiro do serviço de atendimento móvel de urgência. Rev enferm UFPE, v. 5, n. 9, p. 2197-205, Nov, 2011.

SCHRANK, Guisela; OLSCHOWSKY, Agnes. O Centro de Atenção Psicossocial e as estratégias para inserção da família. Rev Esc Enf, v.42, n. 1, p. 34-127. São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

LAMEIRA, L. J. de F.; SILVA, L. S. L. da. Dificuldades inter-relacionais encontradas pelo enfermeiro no acolhimento em urgência e emergência psiquiátrica: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 17–21, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6022. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)