Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital de ensino do município de Belém

Autores

  • LARISSE JESSICA DE FREITAS LAMEIRA Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)
  • RUDNELSON VIEIRA MAGALHAES DIAS Universidade do Estado do Pará — UEPA
  • ANA GRACINDA IGNÁCIO DA SILVA

Palavras-chave:

Sistematização. Assistência. Enfermagem.

Resumo

Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia científica de que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na provisão do cuidado ao paciente, pautados no compromisso ético, na responsabilidade e no assumir o cuidar do outro. Métodos: No presente estudo foi utilizada a metodologia exploratória descritiva, de natureza qualitativa. Resultados e Discussão: os resultados obtidos foram dispostos em quatro categorias: 1ª Significado da Sistematização da Assistência de Enfermagem; 2ª Realização da SAE na Unidade; 3ª Fatores que dificultam a realização da SAE ; 4ª Forma com que a SAE pode ser mais bem aplicada no cotidiano da enfermagem. Conclusão: Acredita-se que é necessário investimento maior das academias, órgãos de legislação e científicos da Enfermagem, assim como investimento e consciência profissional do papel clínico do enfermeiro sobre o assunto para que possa de fato beneficiar os pacientes com assistência clénica e enfermagem com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LARISSE JESSICA DE FREITAS LAMEIRA, Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, Enfermeira Coordenadora em Estratégia de Saúde da Família na Secretaria de Saúde de Mocajuba-PA, Especialização em Andamento em Enfermagem Em Urgência e Emergência na FAMAZ- Faculdade Metropolitana da Amazônia.

RUDNELSON VIEIRA MAGALHAES DIAS, Universidade do Estado do Pará — UEPA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2014)

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

LAMEIRA, L. J. D. F.; DIAS, R. V. M.; DA SILVA, A. G. I. Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital de ensino do município de Belém. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–12, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6165. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR