Sistema de gestão ambiental e suas relações com a competitividade: estudo de caso em empresa processadora de sorvetes e picolés em Sousa – Paraíba

Autores

  • Danilo Gonçalves Rodrigues
  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa CCJS - UFCG - Sousa - PB
  • Erivaldo Moreira Barbosa

Resumo

O estudo de possíveis relações entre o sistema de gestão ambiental e a competitividade de empresas tem sido tema de estudo de alguns pesquisadores. Pressões externas de diversos stakeholders em prol da incorporação da variável ambiental nas estratégias de negócios tem acentuado cada vez mais as demandas por estudos dessa natureza. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar as possíveis formas de contribuições de um Sistema de Gestão Ambiental, baseado na norma NBR ISO 14001:2004, para a competitividade em empresa da indústria de sorvetes e picolés em Sousa – PB. O método adotado nesta pesquisa foi o estudo de caso e as técnicas de pesquisa foram entrevistas em profundidade com os gerentes mais diretamente envolvidos com as dimensões gestão ambiental e competitividade. A partir dos modelos teóricos e dos critérios adotados para análise das dimensões em estudo, os resultados mostraram que a organização apresenta uma situação ambiental fraca e uma competitividade em nível médio. Com os achados desta pesquisa, espera-se a inserção formal da variável ambiental nas estratégias competitivas da empresa estudo de caso. Os resultados não podem ser generalizados, mas talvez possam apontar tendências de que uma gestão ambiental forte pudesse fortalecer a competitividade da empresa em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARBIX, Glauco; DE NEGRI, João Alberto. A nova competitividade da indústria e o novo empresariado: uma hipótese de trabalho. São Paulo Perspec. [Online]. 2005, vol.19, n.2 [citado 2014-07-15], pp. 21-30. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001. Sistemas da gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14004: Sistemas da gestão ambiental: Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Rio de janeiro, 2005.

BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. Práticas ambientais, competitividade e sustentabilidade: um estudo exploratório em empresa do setor sucroalcooleiro no município de Pedras de Fogo – PB. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande/PB, 2010, 262f.

COUTINHO, Luciano G.; FERRAZ, João Carlos (Coord.). Estudo da competitividade da indústria brasileira: relatório final. Rio de Janeiro: MCT/FINEP, 1993. Disponível em: <http://www.eco.unicamp.br/neit/images/stories/arquivos/ECIB_RelatorioFinal/Relatorio_final_vol1.pdf>. Acesso em: 7 jul.2013.

EPELBAUM, Michel. A influência da gestão ambiental na competitividade e no sucesso empresarial. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, 2004, 190f.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Melhore a competitividade com o Sistema de Gestão Ambiental. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/downloads/sistema_gestao.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, Maria de Fátima. A influência dos índices de desenvolvimento sustentável na competitividade sistêmica: um estudo exploratório no arranjo produtivo local de confecções em Campina Grande-PB. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2008, 216f.

NAIME, Roberto Harb; ANDARA, Sabrina; SANTOS, Karin Luise dos. Benefícios da implantação do sistema de gestão ambiental na indústria. n. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, vol. 15, n. 1, jan./jul., p. 11-33, 2010. ISSN 2176-9176. Disponível em: http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/revcesumar/article/viewArticle/1063.Acesso em: 10 jul.2013.

ORSATO, R. J. Posicionamento Ambiental Estratégico: Identificando quando vale a pena investir no verde. Revista Eletrônica de Administração – Edi. Esp. (online). 30 Vol. 8, n. 6, nov./dez. Porto Alegre/RS, 2002. Disponível em: <http://www.read.ea.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_79.pdf>. Acesso em: 11 jul.2013.

PORTER, Michael e; LINDE, Claas van der. Verde e Competitivo, 1995, In: Competição. On conpetition: estratégias competitivas essenciais. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. 16ª reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

RICHARD JÚNIOR, Lamartine. Modelo para implementação de sistema integrado de gestão ambiental para a carcinicultura marinha. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2006, 179f.

RODRIGUES, Danilo Gonçalves; BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. Práticas socioambientais nas empresas do município de Sousa – Paraíba: contribuições ao desenvolvimento local sustentável. In: IX Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2012.

SANTOS, Patrick Michel Finazzi; PORTO, Rafael Barreiros. A Gestão Ambiental como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional. Revista de Ciências da Administração. V.15, n. 35, p. 152-167, abr. 2013.

SOUZA, José Agostinho Barbosa de. Gestão Ambiental e Competitividade em Destinos Turísticos: percepção dos gestores de pequenos meios de hospedagem de Natal/RN sobre o uso de práticas ambientais como fator de competitividade. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Turismo) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012, 86f.

WOOD JR., Thomaz; CALDAS, Miguel P. Empresas brasileiras e o desafio da competitividade. Revista de Administração Eletrônica, v. 47, n. 3, jul./set. 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2013.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

RODRIGUES, D. G.; BARBOSA, M. de F. N.; BARBOSA, E. M. Sistema de gestão ambiental e suas relações com a competitividade: estudo de caso em empresa processadora de sorvetes e picolés em Sousa – Paraíba. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 29–38, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6633. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)