Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no setor supermercadista de Sousa-PB

Autores

  • Lindemberg Lima da Silva
  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa CCJS - UFCG - Sousa - PB
  • Erivaldo Moreira Barbosa
  • Luma Michelly Soares Rodrigues Macri
  • Marcos Macri Olivera

Resumo

Grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado, provenientes do processo de globalização da economia, têm levado as pequenas e médias empresas a buscar novas formas de organização, evidenciando, entre as alternativas encontradas, a constituição de redes como estratégias de sobrevivência. Este trabalho tem, como objetivo, analisar os fatores relevantes para a formação de redes no setor supermercadista de Sousa-PB e os resultados advindos dessa negociação.  Um estudo foi realizado junto aos proprietários de oito empresas associadas, a partir do modelo de Balestrin e Veschoore (2008). Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. A pesquisa revelou que os fatores relevantes para a formação da rede se baseiam nas proposições teóricas elaboradas por Balestrim e Verschoore (2008) como: maior escala e poder de mercado; geração de soluções coletivas; redução de custos e riscos; acúmulo de capital social e aprendizagem e inovação colaborativa. Quanto aos resultados, foram identificados o contato com novos fornecedores, ganhos de competitividade em relação aos concorrentes que não fazem parte da rede, a troca de informação e inovação com outras empresas proporcionadas pela rede, além do fortalecimento do poder da empresa com os fornecedores.

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Publicado

2019-03-12

Como Citar

SILVA, L. L. da; BARBOSA, M. de F. N.; BARBOSA, E. M.; MACRI, L. M. S. R.; OLIVERA, M. M. Fatores relevantes da formação de redes de cooperação: um estudo de caso no setor supermercadista de Sousa-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 61–75, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6634. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS