Segurança do trabalho na indústria de alimentos: A sinalização como aspecto fundamental

Conteúdo do artigo principal

Mariana A. Costa
Maria do Carmo A. Braga

Resumo

Este trabalho teve como objetivo abordar e expor questões referentes à segurança nas indústrias de alimentos, destacando a sinalização de segurança. Seu desenvolvimento justifica-se pelo índice elevado de ocorrências de acidentes de trabalho no setor. É comum trabalhos nesta área destacarem a segurança do produto sem enfatizar a segurança inerente ao processamento. No entanto, um alimento seguro é o resultado de uma série de etapas que começa na matéria-prima e termina nas prateleiras dos supermercados, portanto, é imprescindível que se olhe para esta temática com uma visão periférica. Conhecer os principais problemas e desafios enfrentados nas indústrias é do encargo do profissional de alimentos responsável por todas as etapas do processamento e atendimento às exigências do mercado, com segurança. Concluiu-se que o uso de cores na sinalização de segurança, juntamente com o planejamento e monitoramento eficientes dos diferentes espaços, são ferramentas essenciais para diminuição dos riscos de acidentes de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, M. A., & Braga, M. do C. A. (2015). Segurança do trabalho na indústria de alimentos: A sinalização como aspecto fundamental. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 5(1), 58–63. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/3846
Seção
Artigos

Referências

ABIA, Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. <http://www.abia.org.br> Acesso: Agosto/2015.

AMARAL, L.; CEZIMBRA, G.; RODRIGUES, E. F.; DELIBERADOR, L. R.; TSUJI, E. R. MAGARIAN, L. C. FORMIGONI, A. O papel do arranjo físico e da gestão de informações como ferramenta para melhoria da competitividade e desempenho dos processos de uma lavanderia industrial. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v.12, n.2, 2012.

BORBA, M. Arranjo Físico. Florianópolis: 1998.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria SIT nº. 197, de 17 de dezembro de 2010. NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Disponível em <http://portal.mte.gov.br>. Acesso: Setembro/2015.

FERNANDES, L. S. F.; BUSANELLO, F.; BEIKE, M. L.; POLACINSKI, E. Etapas necessárias para implantação de um sistema de gestão integrado. Semana Internacional das Engenharias da FAHOR. Rio Grande do Sul: FAHOR, 2011.

FERREIRA, M. M.; SOUZA, C. E. S.; RIBEIRO, C. A.; GALDINO, D. B.; RICCI, G. L. Avaliação sobre a prevenção de riscos na atividade de trabalho em prensas. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v.4, n.8, p. 48-68, 2012.

GOBIS, M. A.; CAMPANATTI, R. Os benefícios da aplicação de ferramentas de gestão de qualidade dentro das indústrias do setor alimentício. Revista Hórus, v.6, n.1 (Jan-Mar), 2012.

GUERRA, R. M. A.; MARMENTINI, G. Contribuições de um planejamento estratégico para uma empresa de médio porte produtora de sucos concentrados. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.1, n.2, p.108-128, Janeiro/Abril – 2014.

OLIVEIRA, U. R.; ROCHA, H. M. Gerenciamento de riscos operacionais em montadoras de veículos. Revista Pretexto, v.15, n.4, p. 27-45, 2014.

PADOVANI, A. Segurança do Trabalho em Indústrias Alimentícias: Uma Abordagem Geral. SOBES, 2009.

REVISTA PROTEÇÃO. Anuário Brasileiro de Proteção 2014. <http://www.protecao.com.br> Acesso: Setembro/2015.

RODRIGUES, L. B.; SANTANA, N. B. Identificação de riscos ocupacionais em uma indústria de sorvetes. UNOPAR Científica Ciências Biológicas e da Saúde, vol. 12, n.3, p.31-38, 2010.

SCHERER, F. V.; URIARTT, S. M. P. O uso da cor em sistemas de sinalização. 12º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia: Produto, Informações, Ambiente construído e Transporte. Natal, 2012.

SCRAMIM, F. C. L.; BATALHA, M. O. Planejamento estratégico em pequena indústria: metodologia, aplicação e resultados. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Gramado, ABEPRO, 1997. Disponível em: <http://www.abepro.org.br> Acesso: Outubro/2015.

SESI. Segurança e Saúde para trabalhadores da Indústria da Alimentação. Brasília, 2008.

SILVA, L. C. S.; KOVALESKI, J. L.; GAIA, S. Gestão da qualidade do produto no processo de produção industrial: um estudo de caso em uma indústria de bebidas. Revista de Engenharia e Tecnologia, v.4, n.1, p. 55-67, Abr/2012.

SILVA, W. L. V.; ANDRADE, W. M. Um estudo dos riscos de acidentes no frigorífico. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador, ABEPRO, 2001. Disponível em: <http://www.abepro.org.br> Acesso: Outubro/2015.