CARACTERIZAÇÃO DA PRÓPOLIS VERDE PRODUZIDA NO SUDOESTE PAULISTA E COMPARAÇÃO COM AS PRÓPOLIS VERMELHA E VERDE DO NORDESTE BRASILEIRO.

Conteúdo do artigo principal

Larissa Lóren de Souza
Natan de Jesus Pimentel Filho
Beatriz Camargo Barros de Silveira Mello

Resumo

A própolis é produzida por abelhas a partir de resinas de plantas adicionadas de suas secreções salivares, cera e pólen. No Brasil, as variedades encontradas (verde, marrom, vermelha) são classificadas em 13 grupos de acordo com a caracterização química. O objetivo deste trabalho foi determinar a caracterização química da própolis verde do Sudoeste Paulista, produzir extratos e caracterizá-los quanto a concentração de compostos fenólicos e flavonoides, atividades antioxidante e antimicrobiana. Ademais, comparar as propriedades da própolis verde do Sudoeste Paulista com as própolis verde e vermelha do Nordeste brasileiro, regiões com forte potencial apícola, mas com baixa produção de própolis. Realizou-se extração alcoólica, com variação de tempo, concentração de solvente e temperatura para produção dos extratos. A atividade antimicrobiana sobre Escherichia coli e Staphylococcus aureus foi determinada para os extratos com maior concentração de compostos fenólicos e flavonoides. O parâmetro resíduo insolúvel em metanol foi o único que ultrapassou os limites estabelecidos pela legislação. A melhor combinação para obter extratos com alta concentração de flavonoides para a própolis verde do Sudoeste Paulista é de 40°C utilizando-se álcool a 70%, por 7 dias. Todas as própolis apresentaram alta concentração de compostos fenólicos e a atividade sequestrante de DPPH das amostras variaram de 89,28% a 96,00%. Extratos com maiores concentrações de flavonoides apresentaram potencial ação antimicrobiana sobre E. coli e S. aureus. De modo geral, considerando as características avaliadas a própolis verde do Sudoeste Paulista apresentou-se superior as própolis verde e vermelha provenientes do Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lóren de Souza, L., de Jesus Pimentel Filho, N., & Camargo Barros de Silveira Mello, B. (2021). CARACTERIZAÇÃO DA PRÓPOLIS VERDE PRODUZIDA NO SUDOESTE PAULISTA E COMPARAÇÃO COM AS PRÓPOLIS VERMELHA E VERDE DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 981–989. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8748
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos