Dados microbiológicos das polpas de frutas fornecidas pela agricultura familiar para as escolas da rede públicas de ensino.

Conteúdo do artigo principal

Ziane da Conceição das Mercês

Resumo

A merenda escolar tem grande potencial de absorção da produção oriunda da agricultura familiar a qual, por sua vez, possui uma grande vocação à produção de alimentos. Entre os alimentos destinados aos escolares, estão os alimentos industrializados e os in natura. Dentre os alimentos fornecidos pela agricultura familiar aos escolares estão as polpas de frutas. A polpa de fruta é definida como produto não fermentado, não concentrado, não diluído, obtida pelo esmagamento de frutos polposos, através de um processo tecnológico adequado, com um teor mínimo de sólidos totais provenientes da parte comestível do fruto, específico para cada polpa de fruta. Diante do conteúdo exposto sobre polpa de frutas e o fornecimento desse produto na alimentação escolar, a pesquisa deteve-se no objetivo de agrupar dados secundários, sobre analises microbiológicos das polpas de frutas fornecida pela agricultura familiar para as escolas que compõe a rede pública de ensino. Estudo fundamentado em revisão literária retirados de fontes fidedignas como: The Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google acadêmico, Leis e Resoluções, publicados em periódicos científicos nos últimos cinco anos (2015-2020). Os dados obtidos pela pesquisa demonstraram a relevância em realizar análises microbiológicos nas polpas de frutas advindos da agricultura familiar, os resultados possibilitaram um amplo conhecimento sobre o assunto, abrindo um leque de discussões para possíveis propostas de estudos e políticas públicas a serem adotadas, como o acompanhamento técnico dos proponentes para fornecimento de polpas de frutas, capacitando-os em boas práticas de manipulação, higienização, envase e armazenamento desse produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Conceição das Mercês, Z. (2021). Dados microbiológicos das polpas de frutas fornecidas pela agricultura familiar para as escolas da rede públicas de ensino. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 281–289. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8816
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos