QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PASTÉIS FRITOS COMERCIALIZADOS EM FEIRA DE AGRICULTORES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Caroline dos Santos Giuliani
Aline Finatto Alves
Géssica Hollweg
Katiele Chaves Nascimento
Vanessa Pires da Rosa

Resumo

O consumo de refeições fora do domicílio expõe os consumidores às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Alimentos vendidos em feiras localizadas em vias públicas estão sujeitos à contaminação por microrganismos patogênicos. Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de pastéis fritos comercializados em uma Feira de Agricultores, localizada na região central do Rio Grande do Sul. A contagem máxima de coliformes termotolerantes apresentou-se dentro dos padrões da legislação, no entanto, indicou higiene, limpeza e sanitização inadequadas. A contagem de Staphylococcus aureus foi superior ao limite estabelecido pela legislação, podendo trazer riscos à saúde do consumidor. A contagem total de microrganismos aeróbios mesófilos foi <106 UFC/g, considerado próprio para consumo. Com base nos resultados, são necessárias maiores medidas para o controle higiênico-sanitário dos pastéis, como o aperfeiçoamento dos manipuladores na produção, armazenamento e comercialização, bem como a inspeção por parte dos órgãos de fiscalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Giuliani, C. dos S. ., Finatto Alves, A., Hollweg, G., Chaves Nascimento, K., & Pires da Rosa, V. (2021). QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PASTÉIS FRITOS COMERCIALIZADOS EM FEIRA DE AGRICULTORES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 370–373. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8849
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos
Biografia do Autor

Caroline dos Santos Giuliani, Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Licenciada em Nutrição pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica - PEG - UFSM (2016). Técnica em Alimentos - Colégio Politécnico da UFSM (2018). Mestra em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, na área de Qualidade de Alimentos - UFSM (2020). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGCTA - UFSM). Exerce o cargo efetivo de Nutricionista da Prefeitura Municipal de Unistalda - RS, atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) e Responsável Técnica (RT) pelas ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar. Possui experiência nas áreas de Nutrição, Ciência dos Alimentos e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de carne, Composição Nutricional dos Alimentos, Resíduos Agroindustriais e Estatística aplicada à Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Aline Finatto Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Tecnóloga em Alimentos pela Universidade federal de Santa Maria (2014). Licenciada em Tecnologia de Alimentos pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica - PEG - UFSM (2016). Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Politécnico da UFSM (2016). Técnica em Alimentos pelo Colégio Politécnico da UFSM (2019). Possui experiência na área de Ciência dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade e Análise Sensorial. Experiência profissional em produção caseira de cervejas e em cervejaria de grande porte.

Géssica Hollweg

Técnica em Alimentos pelo Colégio Politécnico da UFSM (2019). Atuou como bolsista do laboratório de microbiologia de alimentos do Colégio Politécnico da UFSM (2018-2019). Acadêmica do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde é bolsista de iniciação científica no Núcleo Integrado de Análises Laboratoriais (NIDAL).

Katiele Chaves Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Técnica em Alimentos pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vanessa Pires da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de microbiologia para os cursos técnicos de Farmácia e Alimentos. Tem experiência na área de Microbiologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de Carnes e derivados, Microbiologia de Alimentos, Biologia molecular, Tecnologia de Leite e Derivados, Análise Sensorial, Programas de controle de qualidade (BPF, APPCC, ISO) e Higiene e Sanitização de Alimentos. 

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)