Parâmetros de qualidade e compostos bioativos antioxidantes de sucos de uva produzidos pelos sistemas orgânico e convencional.

Conteúdo do artigo principal

Thaynara Pegoraro Santos
Elaine de Arruda Oliveira Coringa

Resumo

O suco de uva integral e néctares de uvas são produzidos em diversas regiões do Brasil e disponibilizados no mercado em grande quantidade de marcas, as quais podem apresentar diferentes composições e métodos de fabricação, principalmente com relação aos teores de compostos antioxidantes. Estudos têm demonstrado a associação entre o consumo de alimentos e bebidas ricos em compostos fenólicos e a prevenção de doenças. Os conteúdos de fenólicos totais e de antocianinas nas uvas variam de acordo com a espécie, variedade, maturidade, condições climáticas e cultivar. A qualidade e o valor nutricional dos produtos orgânicos, se comparados com os produtos convencionais, ainda não está bem esclarecida para todos os alimentos produzidos desta forma, entretanto, existem evidências de que pelo menos para alguns produtos, o cultivo orgânico resulta em melhor sabor e propriedades nutricionais do que o equivalente convencional. Foram analisadas amostras de suco de uva integral tinto produzidas pelo sistema convencional e orgânico com relação aos parâmetros de qualidade previstos na legislação brasileira e ao teor de compostos antioxidantes (polifenóis, flavonoides). Todas as amostras analisadas, tanto dos orgânicos como convencionais, estão dentro dos parâmetros empregados pela legislação. O teor de compostos fenólicos antioxidantes foi semelhante nos dois grupos analisados, com valor médio superior aos encontrados na literatura. Quanto aos flavonóides, um dos compostos fenólicos das frutas com capacidade antioxidante, foi maior nos sucos orgânicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, T., & Arruda Oliveira Coringa, E. (2021). Parâmetros de qualidade e compostos bioativos antioxidantes de sucos de uva produzidos pelos sistemas orgânico e convencional. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 922–926. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8873
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos