CINÉTICA DE SECAGEM DE SEMENTE DE PITANGA ROXA (EUGENIA UNIFLORA L.) CINÉTICA DE SECAGEM DE SEMENTE DE PITANGA ROXA (EUGENIA UNIFLORA L.)

Conteúdo do artigo principal

Kelly Jane
Isabelle
Catherine
Leandro

Resumo

A pitanga é um fruto interessante quanto ao seu potencial nutricional e aspectos sensoriais. Sua polpa é utilizada para formulação de polpas, geleias, sorvetes, bem como sua coloração atraente, gerando a semente como subproduto. Porém, estas sementes têm sido apontadas como fonte interessante de compostos nutricionais e passíveis de utilização na formulação de produtos. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo foi ajustar modelos matemáticos para obtenção da semente de pitanga roxa seca para possível utilização na formulação de produtos alimentícios. Dos modelos matemáticos utilizados, sete apresentaram bons ajustes (Newton, Page, Page M2, Henderson e Pabis, Two term exponential, Wang & Sing, Henderson & Pabis Modificado) com R2 superiores a 97%, sendo o modelo Wang & Singh apresentando melhor ajuste aos resultados experimentais (R²=99,81%) e de grande relevância para avaliar a influência das variáveis no processo. Este dado pôde também ser identificado quando se associou o teor de umidade ao tempo de secagem, obtendo-se valores estimados próximos aos dados experimentais de secagem da semente de pitanga roxa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Viana, A., Pereira da Silva, K. J., de Lima Brito, I., Teixeira de Carvalho, C. ., & Firmino Fernandes, L. (2021). CINÉTICA DE SECAGEM DE SEMENTE DE PITANGA ROXA (EUGENIA UNIFLORA L.): CINÉTICA DE SECAGEM DE SEMENTE DE PITANGA ROXA (EUGENIA UNIFLORA L.). Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 505–508. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8903
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos