Extração, caracterização e aplicação tecnológica de pectina obtida de subprodutos do processamento de feijoa (Acca sellowiana)

Conteúdo do artigo principal

Giliani Sartori
Luiz Stefanski
Ana Carolina de Moura Sena Aquino
Diego Tupuna
Alessandro de Oliveira Rios

Resumo

A feijoa (Acca sellowiana) é uma fruta nativa brasileira que é cultivada em vários países alem do Brasil, e que apresenta aproximadamente 30% do seu peso em polpa sendo o restante descartado. O objetivo deste estudo foi extrair e caracterizar a pectina da farinha do resíduo do processamento da feijoa e testar a sua aplicação na formulação de geleia empregando a polpa desta fruta. Empregou-se um delineamento composto central rotacional para extração da pectina e os fatores escolhidos para avaliar o rendimento de extração e o grau de metoxilação foram concentração de ácido cítrico (g.L-1) e temperatura de extração (ºC). As propriedades geleificantes foram analisadas por aplicação em geleias do tipo tradicional e Diet. Os resultados mostraram que o rendimento de extração variou entre 11,95 e 49,60 g.100 g–1, sendo o maior rendimento observado com 5 g.100 g–1 de ácido cítrico e 95 ºC. O grau de metoxilação variou entre 48,16% e 52,50%. A propriedade geleificante da pectina foi observada na elaboração de geleia do tipo tradicional, sendo que esta pectina foi caracterizada como sendo de alto grau de metoxilação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sartori, G. ., Stefanski, L., de Moura Sena Aquino, A. C., Tupuna-Yerovi, D., & de Oliveira Rios, A. (2021). Extração, caracterização e aplicação tecnológica de pectina obtida de subprodutos do processamento de feijoa (Acca sellowiana). Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 690–697. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8957
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)