AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE CULTURA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS ATIVAS (SCOBY) EM KOMBUCHA COM DIFERENTES FONTES DE CAFEÍNA.

Conteúdo do artigo principal

Amanda Mozarte Mariano Cunha
Valdemara Cristiane Pereira dos Santos
Lucinéia Cavalheiro Schneider

Resumo

O SCOBY refere-se a um biofilme celulósico de leveduras e bactérias de alta cristalinidade, resistência à tração, insolubilidade, moldabilidade, polimerização, retenção de água e fibras mais finas que as de celulose vegetal. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar crescimento e desenvolvimento do biofilme flutuante em amostras de Kombucha produzidas em diferentes fontes de cafeína: Camellia sinensis, Ilex paragauiensis, Coffea, Paullinia cupana e Theobroma cacao. EMBASA, em Barreiras-BA. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (T1, chá verde, T2, chá mate, T3, café, T4, guaraná e T5, cacau 100%) e quatro repetições, no conjunto de 20 parcelas, realizadas em triplicata, totalizando 60 unidades experimentais. Os substratos de fermentação foram eficientes para a produção de um novo biofilme. O fator pH não variou com os teores de cafeína, diferente do crescimento da película bacteriana, que se multiplicou em maiores teores da substância. O tratamento 5 obteve maiores índices de crescimento, rendimento, quantidade de matéria seca, e menor teor de umidade em relação aos demais, seguindo pelos tratamentos 1 e 3, com rendimento de biofilme mediano e valores aproximados de teor de umidade 65% e 60% respectivamente.  Os tratamentos com menores desempenhos foram o 2, com 80% de umidade, e 4, com 75,17%. Conclui-se que para produção de biofilmes com objetivo de obtenção de biocelulose, o cacau 100% torna-se a melhor opção como fonte de inoculo para as bactérias e leveduras microbiologicamente ativas presentes na Kombucha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mariano Cunha, A. M., Pereira dos Santos , V. C. ., & Schneider , L. C. (2021). AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE CULTURA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS ATIVAS (SCOBY) EM KOMBUCHA COM DIFERENTES FONTES DE CAFEÍNA. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 145–151. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8969
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos