Breve histórico da educação especial no Brasil no ensino regular

Autores

  • Mércia Creuza Lucas de Morais Noberto Sapiens Faculdade de Ciências Humanas
  • Maria do Socorro Santos Pompeu Sapiens Faculdade de Ciências Humanas
  • Roselita Alves Dias Felipe Sapiens Faculdade de Ciências Humanas
  • Rozana Alves dos Santos Oliveira Sapiens Faculdade de Ciências Humanas
  • Geilsa Medeiros Costa Sapiens Faculdade de Ciências Humanas

Resumo

Na atualidade tem-se discutido muito sobre a questão da Educação Inclusiva no Ensino Regular. Essa discussão vem acontecendo desde o século XIX até os dias atuais. Por isso, que este trabalho visa abordar posicionamentos de alguns teóricos para compreendermos melhor a temática em estudo. É neste contexto, que se pretende entender como a Educação Especial está sendo pensada no setor educacional no Brasil. O presente artigo tem como objetivo geral fazer um resgate histórico da Educação Inclusiva na escola regular através dos estudiosos e aprofundar os conhecimentos sobre a Inclusão dos alunos ouvintes, buscando uma visualização mais aprofundada das transformações que vem acontecendo na educação seja pública ou privada. Como também discutir a formação profissional docente frente aos desafios que são impostos em sala de aula para trabalhar com todos os tipos de deficiências e atender com dignidade e sem preconceito. Essa problemática tem afetado no desenvolvimento de suas práticas educativas, uma vez que boa parte dos professores em sua formação acadêmica não foram preparados para atender esses alunos como também a maioria das escolas não tem condições físicas para receber com qualidade esses alunos especiais. Mediante o exposto, este trabalho se constitui como um estudo bibliográfico e tem como objetivos específicos refletir e teorizar sobre o marco histórico da educação especial no Brasil na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Marco Histórico. Escola. Formação. Docente.

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Biografia do Autor

Mércia Creuza Lucas de Morais Noberto, Sapiens Faculdade de Ciências Humanas

Licenciada em Letras (Língua Portuguesa), aluna do curso de mestrando em Educação,

Subjetividade e Interdisciplinaridade, ministrado pela SAPIENS

Maria do Socorro Santos Pompeu, Sapiens Faculdade de Ciências Humanas

Diplomada em Pedagogia, aluna do curso de mestrando em Educação, Subjetividade

e Interdisciplinaridade, ministrado pela SAPIENS

Roselita Alves Dias Felipe, Sapiens Faculdade de Ciências Humanas

Diplomada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil e aluna do curso de

mestrando em Educação, Subjetividade e Interdisciplinaridade, ministrado pela SAPIENS

Rozana Alves dos Santos Oliveira, Sapiens Faculdade de Ciências Humanas

Diplomada em pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil e aluna do curso de mestrando em Educação, Subjetividade e Interdisciplinaridade, ministrado pela SAPIENS

Geilsa Medeiros Costa, Sapiens Faculdade de Ciências Humanas

Professora, diplomada em pedagoga, pós-graduada em Educação Infantil e aluna do curso de

mestrando em Educação, Subjetividade e Interdisciplinaridade, ministrado pela SAPIENS

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Como Citar

Noberto, M. C. L. de M., Pompeu, M. do S. S., Felipe, R. A. D., Oliveira, R. A. dos S., & Costa, G. M. (2014). Breve histórico da educação especial no Brasil no ensino regular. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2903

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