A importância da autoclave para os estabelecimentos de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6569

Palavras-chave:

Engenheiro clinica. Ambiente. Tecnologia hospitalar.

Resumo

Com o desenvolvimento da sociedade atrelado ao desenvolvimento da tecnologia, estabelecimentos que tenham por finalidade prestar serviços relacionados ao cuidado da saúde das pessoas vêm estruturando-se e adquirindo maior robustez para garantir serviços com mais qualidade, eficiência e eficácia no tratamento de enfermidades aos seus pacientes. Na mesma proporção, profissionais especializados são necessários para garantir a operabilidade e manutenção de equipamentos médico-hospitalares na área da saúde, dessa forma surge à figura do engenheiro clínico necessário para a manutenção e gestão dos equipamentos que prestam esses serviços. Dentre esses equipamentos podemos destacar a autoclave que é um equipamento importantíssimo para garantir condições de higiene e saúde no ambiente do estabelecimento de saúde, visto que sem uma esterilização adequada dos diversos instrumentos e materiais seria inviável a manutenção de um ambiente que garantisse as condições precípuas de segurança e saúde para profissionais e paciente no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Felipe da Silva Rodrigues, Centro Universitário Unifanor Wyden Educacional Grupo Educacional Estácio de Sá Universidade Cândido Mendes

Especializado em Engenharia em Segurança do Trabalho e Especializado em Engenharia Elétrica. Engenheiro de Produção. Graduado em Engenharia de Produção. Habilitado como Técnico em Automação Industrial, Inglês Avançado, Informações complementares: - Auxiliar Administrativo, CECAPI (Centro de Capacitação Profissional) - Concluído - Informática Básica, CECAPI (Centro de Capacitação Profissional) - Concluído

Referências

Autoclave, um equipamento essencial, vestatech engenharia clínica e calibração de equipamentos. Disponível em: <http://vestatech.com.br/blog/autoclave-engenharia-clinica/>. Acesso em: 19 de abr. 2019.

Autoclave hospitalar, portal educação. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/autoclave-hospitalar/14994>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Engenharia biomédica, observatório da juventudect. Disponível em: <http://www.juventudect.fiocruz.br/engenharia-biomedica>. Acesso em: 18 de abr. 2019.

Equipamentos médico-hospitalares e o gerenciamento da manutenção, Ministério da Saúde, Brasília, Distrito Federal, 2002.

Esterilização de Resíduos: Autoclave, Resíduo All. Disponível em: <https://residuoall.com.br/2016/08/01/esterilizacao-de-residuos-autoclave/>. Acesso em: 20 de abr. 2019.

Esterilização dos equipamentos por autoclave, Cursos CPT. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/cursos-salaodebeleza/artigos/manicure-e-pedicure-esterilizacao-dos-equipamentos-por-autoclave-e-por-estufa>. Acesso em: 20 de abr. 2019.

GUEDERT, D. Sistema de Gerenciamento de Equipamentos Eletro médicos - Metodologias de TI para Engenharia Clínica. Florianópolis, 2006.

Introdução à Engenharia Biomédica e à Engenharia Clínica, Grupo Estácio Educacional, 2018.

NR-13, que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos.

Para que serve um autoclave, fragmaq. Disponível em: <https://www.fragmaq.com.br/blog/serve-autoclave/>. Acesso em 19 de abr. 2019.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

Rodrigues, A. F. da S. (2019). A importância da autoclave para os estabelecimentos de saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(4), 138–144. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6569

Edição

Seção

Artigos