Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6598

Palavras-chave:

Estudo de casos, Educação em Saúde Pública, Formação profissional, Monitoria

Resumo

A formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu  modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na  perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população.

Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria.

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Biografia do Autor

Erivaldo Santos de Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Vanessa Lôbo de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Fisioterapeuta. Doutora em Biotecnologia em Saúde. Mestra em Ensino na Saúde no Contexto do SUS. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

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Publicado

2019-08-24

Como Citar

Lima, E. S. de, & Carvalho, V. L. de. (2019). Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(3), 37–43. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6598

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