Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente

Autores

  • Luciane Stochero Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Sara Semeão de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudia Reis Miliauskas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.7181

Palavras-chave:

Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.

Resumo

O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa.

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Biografia do Autor

Luciane Stochero, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Sara Semeão de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Reis Miliauskas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Materno-Infantil pela Universidade federal Fluminense. Professora assistente do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-01-08

Como Citar

Stochero, L., de Souza, A. S. S., & Miliauskas, C. R. (2019). Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(4), 150–159. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.7181

Edição

Seção

Artigos