A COVID-19 em pacientes críticos pode ser agravada pela doença periodontal?

Autores

  • Thadeu Roriz Silva Cruz Associação Brasileira de Odontologia - Seção Sergipe
  • Ademir Melo Leite Filho Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp)
  • Christiana Flávia Fontan Roriz Associação Brasileira de Odontologia - Seção Alagoas
  • Matheus Roriz Silva Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7829

Palavras-chave:

coronavírus, COVID-19, doença periodontal

Resumo

O presente artigo aborda, através da revisão da literatura, a plausibilidade biológica e imunológica da relação dos mediadores pró-inflamatórios de origem periodontal com o agravamento do quadro clínico do paciente com COVID-19 em estado crítico. A doença periodontal é uma patologia que está diretamente relacionada com as diversas possibilidades de alterações sistêmicas devido aos mediadores pró-inflamatórios, citocinas que também agem na COVID-19. Existe uma plausibilidade científica biológica e imunológica da ação dos mediadores pró-inflamatórios de origem periodontal no organismo do indivíduo, porém, em pacientes críticos com COVID-19, necessita-se de mais pesquisas para elucidar essa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thadeu Roriz Silva Cruz, Associação Brasileira de Odontologia - Seção Sergipe

Professor coordenador dos cursos: Especializações, Aperfeiçoamentos e Atualizações de Periodontia; Odontologia para Pacientes Especiais; Habilitação em Odontologia Hospitalar, Sedação Inalatória com Óxido Nitroso e Laserterapia na Odontologia da ABO-SE e ABO-AL. Cirurgião Buco-Maxilo-Facial do Hospital de Urgência de Sergipe e Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno. Coordenador do serviço de Odontologia para Pacientes com Deficiências sob anestesia Geral do Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno

Ademir Melo Leite Filho, Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp)

Mestrando em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp), área de Cariologia.

Christiana Flávia Fontan Roriz, Associação Brasileira de Odontologia - Seção Alagoas

Primeira secretária da ABOPED; Professora coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria da ABO/AL; Professora do curso de Odontologia para Pacientes Especiais da ABO/SE; Professora do curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar da ABO/AL.

Matheus Roriz Silva Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS / Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA-UFRGS). Professor da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Médicas da UFRGS: regente da Disciplina de Neurogeriatria. Preceptor da Residência Médica em Neurologia do HCPA da UFRGS. Pesquisador do CNPq vinculado ao HCPA/UFRGS, sendo Líder de Grupo de Pesquisa em Neurogeriatria. Presidente do Instituto Alzheimer e Parkinson (IAP), ONG sem fins lucrativos voltada à pesquisa e assistência a portadores de Alzheimer e Parkinson, com sede em Porto Alegre - RS. Revisor dos seguintes periódicos científicos internacionais: Neurology (American Academy of Neurology), Annals of Internal Medicine (American College of Physicians), Behavioural Brain Research, American Journal of Epidemiology, Pan American Journal of Public Health (PAHO / WHO), Archives of General Psychiatry, Psychoneuroendocrinology, Biochimica et Biophysica Acta, Molecular Basis of Disease.

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

Roriz Silva Cruz, T., Melo Leite Filho, A., Fontan Roriz, C. F., & Roriz Silva Cruz, M. (2020). A COVID-19 em pacientes críticos pode ser agravada pela doença periodontal?. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 31–34. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7829

Edição

Seção

Artigos