Educação como intervenção de enfermagem na prevenção de covid-19 em diabéticos

Autores

  • Raianne Cristina da Rocha Rodrigues Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS). https://orcid.org/0000-0001-8051-3823
  • Mariana Terra Alves de Oliveira Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS). https://orcid.org/0000-0001-8906-1210
  • Danyelle Lorrane Carneiro Veloso Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (CEDOH/SES/DF). https://orcid.org/0000-0001-8414-8798
  • Alexandra Rubim Camara Sete Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal https://orcid.org/0000-0002-7782-6658
  • Luz Marina Alfonso Dutra Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (CEDOH/SES/DF). https://orcid.org/0000-0002-5154-8901

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7885

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Coronavírus, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: elaborar e implementar um material educativo que possuiu como finalidade orientar os diabéticos sobre os cuidados na prevenção do COVID-19 em um centro especializado em diabetes do Distrito Federal . Materiais e método:Trata-se de uma construção dialógica na qual foi elaborado um folder com orientações quanto ao covid-19, o motivo da necessidade do controle glicêmico e cuidados de higiene para indivíduos diabéticos diante da pandemia. Resultados e discussão: Foi elaborado, impresso e entregue os folders aos usuários diabéticos em um centro especializado em diabetes no Distrito Federal com orientações quanto ao covid-19 e gestão do autocuidado para prevenção da doença. Outros estudos demonstram a importância e influência da utilização das tecnologias em saúde no manejo do autocuidado e de doenças como a Diabetes Mellitus. Conclusões: A utilização das tecnologias em saúde tem sido uma ferramenta manejada pela equipe de enfermagem na promoção de saúde e do autocuidado de usuários dos serviços de saúde, assim como foi utilizada em um centro especializado de diabetes no Distrito Federal para orientação do auto manejo e prevenção da covid-19. Espera-se que folder seja utilizado nas unidades de saúde, na versão digital ou impressa, para expandir a informação e orientar os indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raianne Cristina da Rocha Rodrigues, Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS).

Enfermeira. Residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso na ESCS/FEPECS/SES - DF

Mariana Terra Alves de Oliveira, Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS).

Enfermeira. Residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso na ESCS/FEPECS/SES - DF

Danyelle Lorrane Carneiro Veloso, Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (CEDOH/SES/DF).

Enfermeira. Mestre pela Univeridade Federal de Goiás. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Docente do curso de Graduação em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Preceptora do Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Enfermeira assistencial no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão.

Alexandra Rubim Camara Sete, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Médica Endocrinologista. Mestre em Ciências para a Saúde pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Gerente do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Luz Marina Alfonso Dutra, Escola Superior de Ciências da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (CEDOH/SES/DF).

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso na ESCS/FEPECS/SES - DF. Enfermeira assistencial no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em: Abril de 2020.

BRITO, K. de V; SILVA, R.C. de F.; SOUSA, J.J. de. et al. Educação em Saúde: estratégias de enfermagem para o cuidado das doenças crônicas não transmissíveis na atenção básica. In: Enfermagem moderna: Bases de rigor técnico e científico 4. Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra; (Org). PR: Atena Editora; v. 4. 2019.

KNAPP, Sylvia. Diabetes and Infection: Is there a link? - A mini review. Gerontoly. n. 59. p. 99-104; 2013.

GENTILE, S.; Strollo F.; Ceriello, A. COVID-19 infection in Intalian people with diabetes: Lessons learned for our future (an experience to be used). Diabetes research and clinical practice. n. 62. p. 108 - 137; 2020.

GUIMARÃES, H.M.F.C.; CARVALHO, J.S.M.; SILVA, J.E.J. da; et al. Ações educativas e uso de tecnologias para gestão dos cuidados no paciente diabético. Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde. UNEB; 2020.

SABINO, L.M.M. de; BRASIL, D.R.M.; CAETANO, J.A. et al. Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Archian; Chiá, Colombia. v. 16. n. 2. p. 230-239. 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Nota de esclarecimento da sociedade brasileira de diabetes sobre coronavírus. Disponível em:<https://www.diabetes.org.br/publico/palavra-do-presidente/2038-nota-de-esclarecimento-da-sociedade-brasileira-de-diabetes-sobre-o-coronavirus>. Acesso em: Abril de 2020.

YANG, X.; Yu, Y.; Shu, J. et al. Clinical course and outcomes of critically ill patients with SARS-Cov-2 pneumonia in Wuhan, China: a single-centered, restrospective observatiol study. Thelancet. 2020.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-14

Como Citar

Rodrigues, R. C. da R., Oliveira, M. T. A. de, Veloso, D. L. C., Sete, A. R. C., & Dutra, L. M. A. (2020). Educação como intervenção de enfermagem na prevenção de covid-19 em diabéticos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 101–104. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7885

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)