Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7631

Palavras-chave:

pé diabético, educação em saúde, atenção primária à saúde.

Resumo

: O pé neuropático e/ou isquêmico é uma das complicações da Diabetes Mellitus podendo gerar uma úlcera do pé diabético responsável pela maioria das amputações não traumáticas de membros inferiores sendo que metade delas podem ser evitadas se estratégias de saúde forem implementadas. Com isso, o estudo foi desenvolvido por meio das etapas do Arco de Maguerez em uma Unidade Básica de Saúde no Distrito Federal. Após reconhecimento do problema (falta de material educativo e a alta demanda de pacientes), identificação dos pontos-chave e teorização, a hipótese de solução e objetivo dos autores foi desenvolver e aplicar uma ferramenta educativa para auxiliar os profissionais e os pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus no cuidados com os pés. O jogo teve um feedback positivo tanto pela equipe multiprofissional quanto pelos pacientes por possibilitar a execução de diferentes atividades sobre os cuidados com os pés e facilitar suas orientações, podendo ser utilizado individualmente ou em grupo. Todos os passos estão explicados no manual de instruções disponibilizado à unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Felipe Soares Oliveira, Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeiro formado pela Escola Superior de Ciências da Saúde

Danyelle Lorrane Carneiro Veloso, Escola Superior de Ciências da Saúde

Possui graduação e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2011), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2014). Aluna regular de Doutorado Interinstitucional da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde e Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UNB. Atualmente é enfermeira - Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal e docente de ensino superior da Escola Superior de Ciências da Saúde da FEPECS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, cicatrização de feridas, continuidade da assistência ao paciente, humanização e comportamento contraceptivo.

Simone Luzia Fidélis Oliveira, Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeira graduada e licenciada pela Universidade de Brasília e Advogada graduada pelo Centro Universitário de Brasília, certificada no Exame de Ordem de nº 10078374 (OAB-DF). Atualmente é assistente da gerência da Central de Regulação de Internação Hospitalar do Complexo Regulador do Distrito Federal, enfermeira controladora da Central de Regulação de Internação Hospitalar e docente do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde. Já trabalhou na área de Enfermagem em Emergência, em Unidade de Terapia Intensiva e como Chefe de Enfermagem da UTI Adulto no Hospital Materno Infantil de Brasília. Na área jurídica já foi colaboradora da Defensoria Pública do DF.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília, 2016.

BRASIL, L. S. B.; HADDAD, A. E. O modelo pedagógico da universidade aberta do sus e o seu alinhamento com a educação permanente e as competências profissionais em saúde. Revista de Educação à Distância, v. 4, n. 1, p 38-51, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 2436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SistemaÚnico de Saúde (SUS).Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2017.

COSTA, A. C. S.; MARCHIORI, P. Z. Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. Revista Ciência da Informação e da Documentação, v. 6, n. 2, p. 44-65, 2015.

GDF. Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde. Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde. Protocolo de Manejo do Pé Diabético na Atenção Primária e Especializada de Saúde. Brasília, 2018.

FERREIRA, J. S. S. P. Tecnologia de Reabilitação no cuidado do diabetes mellitus: desenvolvimento e validação de um software que personaliza a evolução de exercícios para pés e tornozelos. 2018. 136p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

FALKENBERG, M. B., et. al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Revista Ciências e Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852. 2014. Disponível em <https://www.scielosp.org/article/csc/2014.v19n3/847-852/pt/> acessado em: ago. 2019.

OLIVEIRA, R. N. G; GESSNER, R.; SOUZA, V.; FONSECA, R. M. G. S.Limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento de adolescentes sobre a sexualidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 8, 2016. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000802383&lng=pt&tlng=pt

PEREIRA, M. F., et. al. Contribuições para a Gestão do SUS. v. 12. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2013. 230 p.

SOARES, A. N.; SOUZA, V.; SANTOS, F. B. O.; CARNEIRO, A. C. L. L; GAZZINELLI, M. F. Dispositivo Educação em Saúde: reflexões sobre práticas educativas na atenção primária e formação em enfermagem. Revista Texto & Contexto - Enfermagem, v. 26, n. 3, p. 9, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n3/0104-0707-tce-26-03-e0260016.pdf> acessado em: ago. 2019

VIEIRA, M. N. C. M.; PINTO, M. P. P.; A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto), v. 48, n. 3, p. 241-248, 2015. Disponível em <https://www.journals.usp.br/rmrp/article/view/104310> acessado em: ago/2019

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Oliveira, J. F. S., Veloso, D. L. C., & Oliveira, S. L. F. (2020). Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 95–99. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7631

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)