“OSCE” como estratégia de ensino-aprendizagem em semiologia médica: Percepção do estudante”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.8020

Palavras-chave:

Medicina. Avaliação. Educação Superior.

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção do conhecimento, assim tem a finalidade de verificar se os objetivos de ensino foram alcançados. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos alunos de Medicina de um Centro Universitário sobre o uso do OSCE (Objective Structured Clinical Examination), como instrumento de avaliação e ensino-aprendizagem em semiologia médica. Os objetivos específicos foram descrever os aspectos do OSCE, identificar aspectos limitantes na operacionalização do OSCE, indicar sugestões aplicáveis que venham contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio do OSCE. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, e para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas direcionado aos estudantes do Curso de Medicina de um Centro Univeristário. Espera-se, assim, contribuir para uma melhor eficácia do OSCE no aprendizado do aluno de semiologia médica levando a melhor aplicação do método.

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Biografia do Autor

Alessandra Avelino Diniz Gonzaga, Professora de Semiologia Geral do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Perita médica, pediatra e professora de Semiologia Geral da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Amanda Katarinny Goes Gonzaga, Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Cirurgiã-dentista, Professora das disciplinas de Patologia Geral e Patologia Oral do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Ana Raquel Avelino Diniz Gonzaga, Acadêmica do Curso de Medicina da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Acadêmica do Curso de Medicina da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Gabrielle Avelino Diniz Gonzaga, Médica na Unidade Básica de Saúde São Januário II, Campina Grande, Paraíba

Médica na Unidade Básica de Saúde São Januário II, Campina Grande, Paraíba

Israel Avelino Diniz Gonzaga, Acadêmico do c

Acadêmico do Curso de Medicina da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Elenilze Josefa Diniz, Professora do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Mestre em Economia e Desenvolvimento Regional (UFPB); Doutora em Sociologia (UFPE).

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Publicado

2020-07-05

Como Citar

Diniz Gonzaga, A. A., Gonzaga, A. K. G., Diniz Gonzaga, A. R. A., Diniz Gonzaga, G. A., Diniz Gonzaga, I. A., & Diniz, E. J. (2020). “OSCE” como estratégia de ensino-aprendizagem em semiologia médica: Percepção do estudante”. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 121–127. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.8020

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