Análise descritiva do gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde em um hospital veterinário.

  • Juliana Cristina Leite Fernandes Universidade Paulista - Instituto Ciências da Saúde
  • Wendel Simões Fernandes Instituto Ciências da Saúde - Universidade Paulista - UNIP
Palavras-chave: Resíduos de serviços de saúde, Resíduos sólidos, Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Resumo

Devido à crescente preocupação acerca de questões ambientais, os resíduos de serviços de saúde (RSS) têm-se tornado um grande problema de saúde pública e ocupacional, devido suas características patogênicas, inflamáveis, corrosivas, tóxicas e reativas, esse tipo de resíduo requer um manejo diferenciado e, em alguns casos, é necessário um tratamento prévio, antes de sua destinação final. Visando esse problema, algumas legislações vigentes definem que todos os estabelecimentos de prestação de saúde tanto humana, como animal são responsáveis por definir um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) onde deve contemplar todas as etapas para um correto manejo, segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta e transporte externo e destinação final. Dessa forma esse trabalho tem por objetivo a avaliação do cumprimento do PGRSS em um Hospital Veterinário Universitário, bem como verificar se o plano cumpre com todas as exigências legais definidas pelos órgãos fiscalizadores, observar se os funcionários e alunos estão executando corretamente as exigências, definir os problemas gerados devido a um gerenciamento inadequado e propor sugestões de melhorias para um correto gerenciamento dos resíduos de saúde.

 

Biografia do Autor

Juliana Cristina Leite Fernandes , Universidade Paulista - Instituto Ciências da Saúde

Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Farmácia clínica hospitalar

Wendel Simões Fernandes, Instituto Ciências da Saúde - Universidade Paulista - UNIP

Farmacêutico Bioquímico, Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre e Ciências Biológicas, Doutorando em Ciência do Movimento e Reabilitação Humana.

Referências

ANVISA. Resolução da diretoria colegiada - RDC nº 222, de 28 de março de 2018

BORDIN, R; STEDILE, N.L.R; SCHNEIDER, V E. Gerenciamento de resíduos veterinários em laboratórios de ensaio para anemia infecciosa equina. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research. v. 3, n. 2, 2020.

BRASIL. Ministério da Agricultura .Resolução Conama nº 358, de 29 de abril de 2005.

DE SOUZA A.C.F. et al. Investigação sobre o descarte de resíduos sólidos de saúde (RSS) em uma instituição pública hospitalar do município de Santana do Livramento–RS. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. v.11, n. 4, 2015.

DOMINCIANO, C.F. Classificação, Disposição e Tratamento de Resíduos Sólidos Hospitalares. 26f. 2014. Monografia (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, 2014.

MONTEIRO, P.G.G; COSTA, V.D.R; MORAES, M.E. Limitações à aplicabilidade da RDC 306 na Medicina Veterinária. PUBVET v.13, n.7, 2019.

REIS, M.A. et al. Conhecimento, prática e percepção sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em estabelecimentos médicos veterinários de Salvador. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal. V. 14, v.2, 2013.

SILVEIRA, M. R. D. Gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde: um desafio para a Estratégia Saúde da Família Zenilca Ramos Figueiredo no município de Medina-MG. 42 f. Monografia. Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Araçuaí, 2013.

SKOWRONSKI, J. et al. Estudos sobre os resíduos de serviços de saúde gerados no hospital veterinário de uma universidade pública do Mato Grosso do Sul. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, v. 7, n. 2, 2010.

VIEIRA, C.S.M. Análise do manejo dos resíduos de serviços de saúde em unidade básica de saúde vinculada a uma Instituição de Ensino Superior. 2013. 78 f. Trabalho de conclusão de curso. Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2013.

SILVEIRA, M. R. D. Gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde: um desafio para a Estratégia Saúde da Família Zenilca Ramos Figueiredo no município de Medina-MG. 42 f. Monografia. Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. Universidade Federal de Minas Gerais. Araçuaí, 2013.

Publicado
2021-10-17
Como Citar
Fernandes , J. C. L., & Fernandes, W. S. (2021). Análise descritiva do gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde em um hospital veterinário. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(3), 357-360. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i3.8532
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)