Objetos de aprendizagem com foco na prevenção das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti como estratégia pedagógica

Autores

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Universidade Federal de Campina Grande
  • Marleny Andrade Abreu Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Flaviana Davila de Sousa Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Carla Rocha Pordeus Universidade Federal de Campina Grande, campus Sousa, Paraíba, Brasil
  • Patrícia Fernandes Forny Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil
  • Giliara Carol Diniz Gomes de Luna Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Luciana Leite Fernandes Pereira Universidade Paulista-UNIP

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.9256

Resumo

Objetiva-se com o presente estudo relatar a utilização de objetos de aprendizagem com foco na prevenção das arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti. Trata-se de um relato de experiência pedagógica desenvolvida de forma remota com alunos do Ensino Fundamental II.  Inicialmente foram definidos o tema, público-alvo, o objetivo e os objetos de aprendizagem a serem utilizados. À posteriori, a sequência didática foi aplicada remotamente, utilizando como meios de comunicação do WhatsApp e o Google Meet. Apesar das dificuldades de aplicabilidade, observou-se alcance ao objetivo proposto, permitindo uma reflexão acerca da prevenção primária das arboviroses. A utilização de objetos de aprendizagem de forma remota suscita reflexões quanto à acessibilidade, ao tempo que demonstra potencial de disseminação de informações de ampla propagação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutora em Ciência da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Brasil

Marleny Andrade Abreu, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande e mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Flaviana Davila de Sousa Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil e mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Analista de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Professora Adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros

Carla Rocha Pordeus, Universidade Federal de Campina Grande, campus Sousa, Paraíba, Brasil

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande e Mestre em Sistema Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, campus Pombal, Paraíba, Brasil

Patrícia Fernandes Forny, Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil

Giliara Carol Diniz Gomes de Luna, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Luciana Leite Fernandes Pereira, Universidade Paulista-UNIP

Graduada em Letras pela Universidade Paulista-Polo João Pessoa, Paraíba, Brasil

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Cabral, S. A. A. de O. ., Abreu, M. A. ., Soares, F. D. de S. ., Carvalho, D. P. de S. R. P. ., Pordeus, C. R. ., Forny, P. F. ., Luna, G. C. D. G. de, & Pereira, L. L. F. . (2022). Objetos de aprendizagem com foco na prevenção das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti como estratégia pedagógica . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(4), 480–484. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.9256

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>