Atenção farmacêutica em análises da dispensação de antimicrobiano em farmácia

Autores

  • Francileuda Batista de Almeida
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Carla Heloisa Alencar de Figueirero
  • Daniel Casimiro da Silveira
  • Wanderson Kelly de Abreu Farias

Resumo

O presente trabalho descreve de forma quantitativa o número de medicamento antimicrobianos dispensados em farmácia, e relata a importância do profissional farmacêutico no serviço de Atenção Farmacêutica neste estabelecimento de saúde. Foram analisadas 14725 (quatorze mil setecentos e vinte e cinco) dispensações dos antimicrobianos entre eles medicamentos genéricos de referência, genérico e similares, local onde o farmacêutico vem atuando através de orientações ao cliente sobre a correta administração do fármaco e os problemas que estes acarretar ao organismo quando administrado de forma erronia. Intervenções farmacêuticas a terapêutica com antimicrobiano vem contribuindo para redução da resistência bacteriana tratado como um problema de saúde pública. O farmacêutico é o profissional responsável e conhecedor de todos os mecanismos de ação e efeitos que pode causar os medicamentos para a população, o serviço de atenção farmacêutica na farmácia e drogaria é de suma importância para conduzir o paciente ao uso racional de medicamentos e aumento da defesa do sistema imunológico. Através de dados quantitativos colhidos direto do software da Farmácia Santa Maria I e II, na cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba foram obtidos dados que mostram o uso dos antimicrobianos, de acordo com normas estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) RESOLUÇÃO-RDC Nº 20, DE 5 DE MAIO DE 2011.

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Publicado

2015-10-07

Como Citar

Almeida, F. B. de, Cabral, S. A. A. de O., Alencar, M. C. B. de, Figueirero, C. H. A. de, Silveira, D. C. da, & Farias, W. K. de A. (2015). Atenção farmacêutica em análises da dispensação de antimicrobiano em farmácia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(4), 23–29. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3716

Edição

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