Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas

Autores

  • Abraao Vitoriano de Sousa
  • Sara Vitoriano de Sousa
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Belijane Marques Feitosa
  • Patrício Borges Maracajá

Resumo

a questão ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos, já que está determinando cada vez mais a vida das pessoas e o destino do planeta, neste sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e pura, que teve como conclusões o fato de que o modo pontual como a educação ambiental tem sido incorporada na escola pouco contribuirá para a construção de uma prática educativa transformadora, crítica e emancipatória, a que se propõem as diferentes correntes progressistas da educação ambiental. Isso se dá porque, na maioria das vezes, os trabalhos voltados à temática ambiental ficam apenas no campo das ideias, em vez de ser o fio condutor na mudança do currículo escolar e, posteriormente, no modo de ver o homem e suas relações com o meio, assim, o trabalho de incorporação da EA ao currículo escolar também perpassa pela construção de uma educação escolar de qualidade, já que a educação ambiental resgata as dimensões que pouco a pouco foram sendo sufocadas e esquecidas pela educação tradicional, alinhando, assim, a educação escolar a um cenário de crise socioambiental, onde os indivíduos repensem suas relações com a natureza.

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Publicado

2015-10-08

Como Citar

Sousa, A. V. de, Sousa, S. V. de, Cabral, S. A. A. de O., Alencar, M. C. B. de, Feitosa, B. M., & Maracajá, P. B. (2015). Educação Ambiental: Perspectivas Históricas e Pedagógicas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(2), 12–16. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3722

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